Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DESENVOLVEM CABINE DE DESINFECÇÃO HUMANA


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) concluiu mais um projeto multidisciplinar que irá contribuir e auxiliar no combate à pandemia de Covid-19. Professores e servidores técnico-administrativos da Instituição trabalharam juntos na produção de uma cabine para desinfecção humana, que poderá ser utilizada na entrada de diversos locais e ambientes. 

“O equipamento desenvolvido fará a assepsia através de fluidos desinfetantes que serão pulverizados por um período de três segundos em todo corpo da pessoa que estiver no interior do dispositivo”, explicou a professora do Departamento de Engenharia (DEG) Joelma Rezende Durão Pereira.

Diversos projetos similares já se encontram disponíveis no mercado, porém com custo muito elevado. De acordo com Joelma, a grande diferença é que foram utilizados materiais facilmente encontrados, com frequente reposição. 

“Desenvolvemos um projeto enxuto, com custo de aproximadamente 1 mil reais e tempo de produção em torno de 20 dias; além disso, a cabine pode ser montada e desmontada com facilidade em qualquer ambiente, pois há apenas encaixes entre as suas peças. Esse fator faz com que o custo seja relativamente pequeno, quando comparado aos modelos já comercializados”.

A cabine projetada na UFLA possui estrutura de metalon. O acionamento das portas é realizado por um pedal, evitando-se assim o uso das mãos. Contém também elementos pneumáticos, mecânicos e pulverizadores, e as placas de acrílico fecham todo dispositivo. 

“Ao entrar na cabine, faz-se um novo acionamento com os pés para fechar a porta e em seguida o fluido desinfetante é pulverizado através de spray fazendo assim a assepsia de todo corpo; já as solas dos calçados serão higienizadas com panos embebidos com a mesma solução. Após isso a pessoa já fica liberada para entrar no ambiente”, disse Joelma.

Foram realizados testes para validação dos acionamentos pneumáticos que, por serem elementos simples, mostraram que não houve desgaste acentuado nos componentes mecânicos. Demais testes foram realizados para comprovar a cobertura de pulverização do fluido desinfetante e eles apresentaram eficácia quanto à descontaminação do corpo, garantido a segurança interna do ambiente. 

A solução utilizada na cabine foi desenvolvida no laboratório Química Orgânica/Óleos Essenciais do Departamento de Química (DQI). “O fluido foi feito a base de álcool 70% e glicerina, que não causa irritação ou danos na pele e nas demais mucosas”, explicou a professora Maria das Graças Cardoso. 

A instalação da cabine pode ser feita na entrada de locais com grande circulação de pessoas, como restaurantes, escolas, academias e hospitais de campanha. 

“A entrada em qualquer ambiente, nos dias atuais, faz-se apenas a descontaminação das mãos, mas sabemos que o vírus que provoca a Covid-19 é resistente sobre algumas superfícies. O dispositivo desenvolvido faz a descontaminação completa do indivíduo, o que traz mais segurança a toda população”, relatou a professora Joelma.

O projeto da cabine de desinfecção da UFLA já está à disposição da sociedade com diversas aplicações no combate à pandemia de Covid-19. Segundo Joelma “empresas e locais que desejam réplicas do protótipo podem entrar em contato com a Universidade, através dos e-mails dos professores envolvidos”.

A equipe envolvida no projeto é composta pelos pesquisadores: Sandro Pereira da Silva (coordenador do projeto) Joelma Rezende Durão Pereira; Filipe Augusto Gaio de Oliveira - professores do DEG; pela professora do DQI Maria das Graças Cardoso; pelo time da eletrificação liderado pelo técnico Rodrigo Araújo Marques e pelo time da serralheria liderado pelo técnico Valter Miguel Balbino.

Empresas parceiras do projeto: Automatron, Home Cam e Ferramentaria Maciel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...