Pular para o conteúdo principal

VICE-PRESIDENTE DA COOPERVASS É VENCEDOR DO CONCURSO DE QUALIDADE 'SENTA QUE LÁ VEM CAFÉ'

Alessandro Hervaz, cafeicultor e vice-presidente da Coopervass, alcança o primeiro lugar no Concurso Senta que lá vem Café

Os cafés especiais ganharam o paladar dos consumidores do mundo todo. Com uma demanda maior desses produtos e a sua consequente valorização, muitos produtores, de olho nesse novo nicho, optaram por dar mais atenção às suas lavouras de café e produzir um grão com mais qualidade. Na última década, sobretudo, nunca se falou tanto em cafés especiais e o que se tem visto, tanto no mercado interno quanto externo, é uma procura cada vez maior por esses grãos.

Na esteira dessa onda, os cafeicultores têm tido mais suporte para produzirem um grão que alcance as expectativas dos exigentes consumidores. Os concursos de qualidade de café, por exemplo, são uma forma de reconhecer, valorizar e levar esses cafés especiais a torrefadoras do mundo todo. Um desses concursos foi realizado pela primeira vez pela Algrano, uma startup suíça que ajuda os produtores a mostrar e fazer ofertas de café diretamente às torrefadoras.

Em um universo de 53 amostras, os 10 finalistas da primeira edição do Senta que lá vem Café foram divulgados na última sexta-feira, 11, e a satisfação tomou conta da Coopervass: cinco amostras vencedoras são de origem de cooperados de São Gonçalo do Sapucaí. O grande campeão, com 89,5 pontos, é Alessandro Hervaz, vice-presidente da Coopervass, que há 10 anos se dedica à produção de cafés especiais. 

"Estou muito feliz com a premiação; a conquista do primeiro lugar em um concurso de nível nacional é muito importante, afinal, já são mais de 10 anos que trabalho para melhorar a qualidade do café e a vitória vem mostrar que estamos no caminho certo. O potencial e a força da região e dos nossos produtores na produção de cafés de alta qualidade ficou bem evidente. Esse concurso foi uma grande oportunidade para os produtores", comenta Hervaz.

Segundo lugar no concurso, Augusto Borges Pereira, da Fazenda Capadócia

Ademir Francisco Pereira: duas amostras vencedoras
Nivaldo Donizett Arantes e Willer de Carvalho Arantes produzem há 20 anos cafés especiais

Os cooperados Augusto Borges Pereira (Fazenda Capadócia), Ademir Francisco Pereira (Sítio Bela Vista) e Willer de Carvalho Arantes e Nivaldo Donizett Arantes (Chácara N. Sra. Aparecida) alcançaram, respectivamente, o quarto (88,41 pontos), o sétimo (88), o nono (87, 58) e o décimo (87,5) lugares. 

"Foi muito bom colher um resultado como esse, porque esse café foi plantado há três anos para competição e para extrair o máximo de qualidade da nossa região. Então, esse concurso veio para concretizar o nosso trabalho e mostrar que estamos na direção certa", diz o proprietário da Fazenda Capadócia.

O cooperado Ademir Francisco Pereira participou com duas amostras de café. "Felicidade em dobro, fruto de um longo trabalho e que agora foi reconhecido. São dois lotes que vêm se destacando e, este ano, conseguimos ser finalistas no concurso da Algrano", comenta.

Nivaldo Donizett Arantes e Willer de Carvalho Arantes, pai e filho, são proprietários da Chácara N. Sra. Aparecida, onde produzem o café Aroma da Serra, e estão muito felizes com o resultado. 

"Uma oportunidade excelente de ficar entre os 10 primeiros em um concurso de nível europeu.  O café que a gente faz aqui na Serra de São Gonçalo é natural, não tem nada de diferente, mas tem potencial e qualidade para ser enviado para a Europa e para o mundo", diz Willer. Já o pai conta que o café vencedor é produzido há mais de 20 anos. 

"Antes a gente tinha qualidade, mas não tinha preço diferenciado. De uns anos para cá isso já mudou muito. Depois que a gente começou a trabalhar com cafés especiais, a renda da propriedade melhorou. Este concurso já é mais uma porta aberta e estamos felizes e gratos em estar entre os 10 vencedores".

Concurso Senta que lá vem Café
O concurso, realizado pela Algrano, é exclusivo para produtores do território brasileiro registrados na plataforma, e destacou os melhores lotes da safra 2020, assim como as melhores histórias para participarem da próxima Brazilian Discovery (Descubra o Brasil), uma campanha de promoção e vendas de cafés exclusivos de forma direta a torrefadores europeus. 

Os 10 cafés pontuados serão disponibilizados para venda direta na plataforma Algrano e os prêmios incluem uma viagem à Europa em 2021 ao primeiro colocado, cursos de análise sensorial para o segundo e terceiro lugares e sessões de consultoria com uma agência de branding e marketing para os demais vencedores.

Luiza Pereira Furquim, gerente de Projetos em Cafés Especiais da Algrano no Brasil, explica que “a distribuição do material impresso está prevista para o final do ano. Mas o material digital será enviado a todos os torrefadores ativos na plataforma nos países nos quais temos presença: Reino Unido, Bálticos, Nórdicos, DACH e Leste Europeu”.

Algrano
O vice-presidente da Coopervass conta que conheceu a Algrano em 2014, por meio de uma consultoria do Sebrae para grupos Fairtrade, e a plataforma tinha acabado de ganhar um prêmio no Chile e estava com uma proposta de fincar pé no Brasil. 

"Através da Associação de Produtores Rurais do Alto da Serra – APAS, acreditamos e apoiamos a criação da plataforma aqui no Brasil e, em 2015, fizemos as primeiras vendas. Nesse mesmo ano, eu consegui vender para a Suíça, e até hoje forneço meu café para esse cliente. A Algrano em sido um grande parceiro da APAS e, agora, também da Coopervass, que acredita muito no trabalho e na transparência da plataforma".

Ainda de acordo com o vice-presidente da Coopervass, a Cooperativa, juntamente com a APAS, divulgou o concurso da Algrano entre os seus cooperados. "Quero agradecer àqueles que acreditaram e apoiaram. Mesmo que não tenham sido premiados, começaram um relacionamento com a Algrano, com a criação do perfil, e agora podem oferecer seu lote por meio da plataforma". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...