Pular para o conteúdo principal

ESTUDO REALIZADO POR GRUPO DE ESTUDO DA UNIFEI ANALISA EVOLUÇÃO DOS CASOS DE COVID-19 EM ITAJUBÁ

A Figura 2 do estudo realizado pelo professor Guilherme Ferreira Gomes, integrante do GEMEC da UNIFEI, apresenta os novos casos diários de COVID-19 em Itajubá – MG

O novo vírus SARS-COV-2 ou, simplesmente, COVID-19 apareceu na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019 e tornou-se uma pandemia que afetou vários setores, como o financeiro e o de saúde. Ter uma ferramenta capaz de prever o comportamento e evolução dos casos da doença causada por esse vírus é fundamental para que se possa realizar intervenções e estratégias eficazes de saúde pública.

Nesse sentido, um estudo foi realizado pelo professor Guilherme Ferreira Gomes, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) e integrante do Grupo de Pesquisa em Mecânica Computacional e Otimização (GEMEC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no tocante a análise de dados e previsão do número de casos futuros, usando inteligência artificial e modelagem matemática e considerando-se dados fornecidos diariamente pela Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e disponíveis em http://www.itajuba.mg.gov.br/coronavirus/

Segundo Guilherme, com base nos dados obtidos pelos modelos, pode-se predizer sobre o comportamento futuro dos novos casos de indivíduos infectados pela COVID-19, bem como sobre as datas possíveis do pico de contaminação, crescimento, decréscimo e estabilização da taxa epidêmica. “É imprescindível ter um modelo como esse para mensurar a disseminação da doença no município”, defendeu o docente.

O professor explicou que o modelo em questão leva em consideração somente os dados disponibilizados pela PMI, porém pode falhar em algumas situações, em particular quando fases epidêmicas adicionais ou surtos não descritos pelo modelo são encontrados.

A página disponibilizada pelo professor Guilherme na internet é dedicada a análise gráfica e previsão do número de casos futuros usando métodos numéricos específicos, na cidade de Itajubá. Regularmente, os resultados serão atualizados com o modelo e dados de previsão para os próximos sete dias a partir da data da última atualização da página.

Mais informações sobre o estudo realizado estão disponíveis em: https://guilherme.unifei.edu.br/covid19-em-itajuba/

Previsão para os próximos dias
Segundo o professor Guilherme, uma análise de séries temporais envolve o desenvolvimento de modelos que melhor capturam ou descrevem uma série temporal observada, a fim de compreender as causas subjacentes. “Este campo de estudo busca o ‘porquê’ por trás de um conjunto de dados específicos. São vários os métodos existentes na literatura capazes de realizar um predição ou previsão em um dado temporal”, aponta o professor no estudo realizado.

Neste estudo de caso, utilizou-se o algoritmo de código aberto Prophet, que é capaz de prever tendências não-lineares considerando sazonalidades e de lidar com mudanças na tendência e outliers, e todo código foi implementado em python.

Mudança de tendência
O estudo mostra que a tendência em uma série temporal pode mudar de acordo com alguma tendência específica e/ou com efeitos de sazonalidades. “O algoritmo é capaz de detectar essas mudanças não-lineares. Neste processo, os pontos de mudança são ajustados apenas para os primeiros 80% da série temporal, permitindo que uma quantidade de dados seja suficiente para a previsão real”, explica o professor.

Previsão de epidemia
De acordo com o estudo realizado, o modelo Logistic é utilizado no ajuste de regressão de dados temporais devido a sua relativa simplicidade e alta eficiência. “No caso do novo coronavírus, o crescimento logístico é caracterizado por um comportamento em três fases na curva de indivíduos infectados (casos confirmados): uma fase de aumento lento do crescimento em uma fase inicial; uma de crescimento rápido se aproximando do pico da curva de incidência e outra de crescimento lento se aproximando do final do surto, ou seja, o máximo de infecções”, exemplifica Guilherme no estudo.

com assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...