Pular para o conteúdo principal

POÇOS MANTÉM MODELO DO MINAS CONSCIENTE, COM AUTONOMIA NAS FLEXIBILIZAÇÕES

Controle de vans e ônibus de turismo passa a ser feito nos hotéis

A Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, decidiu ter mais autonomia em relação ao Minas Consciente, programa elaborado pelo Governo do Estado para combater a pandemia provocada pelo Covid-19 em Minas Gerais. O município está na onda amarela, mas, embasado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ter mais autonomia sobre as flexibilizações. Na última quinta, publicou decretos autorizando o retorno da música ao vivo nos bares, e a volta das charretes.

A decisão foi comunicada por meio do decreto 13.443, publicado na edição do dia 1º, no Diário Oficial do município. O decreto ressalta a importância do Comitê Extraordinário COVID-19 do município, e dá a ele maior autonomia no que diz respeito às flexibilizações. As ações devem ser embasadas por meio do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde em âmbito municipal. 

Cabe ainda ao Comitê orientar a manutenção do processo de retomada das atividades econômicas, podendo determinar, quando for o caso, nova suspensão das respectivas atividades, recuo das medidas e novas flexibilizações.

A ação do município levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal, no Processo 0099465-82.2020.1.00.0000, Acórdão da RCL 42591, que cassa decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais nos autos da Ação Declaratória de Constitucionalidade 1.0000.20.459246-3/000, onde foram discutidas competências municipais no combate à pandemia, devolvendo aos municípios mineiros a autonomia para a adoção de políticas públicas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

Flexibilizações
Desde o dia 1º de outubro estão autorizados também o retorno dos seguintes serviços/locais: balneário Mário Mourão, bibliotecas municipais e Museu. Todas as atividades retornam dentro de protocolos sanitários de segurança, que devem ser seguidos rigorosamente. A data para o funcionamento dos locais deve ser divulgada em breve por cada setor, já que é necessário um tempo para a adequação das atividades dentro dos novos protocolos de segurança.

O decreto libera ainda a utilização de quadras e ginásios para a prática esportiva, também dentro das normas sanitárias. O Country Club também está com as quadras liberadas e as piscinas, apenas para treinamento esportivo (continuam proibidas para o lazer). O Espaço Cultural da Urca fica autorizado a receber apenas reuniões do Poder Público municipal. Permanecem fechados os auditórios em toda a cidade. O decreto estabelece ainda o fim das barreiras nas entradas da cidade desde o último dia 1º.

Barreiras
Poços foi uma das últimas cidades da região a liberar totalmente as fronteiras, que tiveram o acesso controlado para veículos e pessoas desde o final de março.

Com o fim das barreiras, a Guarda Municipal terá o seu efetivo liberado para atuar na segurança dos espaços públicos, como praças, parques e prédios municipais. Outra consequência será a liberação do acesso para ônibus e vans de turismo. O controle passa a ser feito nos hotéis e pousadas, que mantêm um rigoroso protocolo sanitário, fiscalizado pelo município.

Para o turista que vier passar apenas um dia, existe a orientação por meio de outdoors, instalados nas principais entradas da cidade. A campanha, desenvolvida pela Prefeitura, orienta quanto ao uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...