Pular para o conteúdo principal

SAÚDE DIVULGA RESULTADO DE PESQUISA SOBRE SUBNOTIFICAÇÃO DA COVID-19 EM POÇOS


A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, no Sul de Minas, concluiu a pesquisa “Análise da Subnotificação da Covid-19 no Município de Poços de Caldas” (CAEE: 34786720.8.0000.5094). 

O levantamento foi feito em três etapas e cada uma delas, divididas em dois momentos: o primeiro incluiu a visita de agentes de endemias para o preenchimento de um questionário com perguntas para traçar o perfil da população e identificar comportamentos diante da pandemia e das medidas preventivas. 

O segundo momento ocorreu com a visita de enfermeiras para a realização da coleta de sangue para exame laboratorial, com o intuito de verificar se a pessoa já teve ou não contato com o vírus. O objetivo do levantamento foi buscar mais informações sobre a população assintomática, mas que já foi exposta ao vírus da Covid-19, verificando prospectivamente, o panorama da disseminação da COVID-19 no âmbito do município de Poços de Caldas. 

A coleta dos dados foi feita após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos participantes (maiores de 18 anos). A participação no estudo foi voluntária e os custos da pesquisa financiados pela Prefeitura de Poços de Caldas. Todos os profissionais envolvidos no trabalho de campo, fizeram o exame e testaram negativo para a Covid-19, antes de cada etapa. 

Na primeira semana de junho, o projeto de pesquisa foi submetido à consulta pública, no site oficial da Prefeitura e aprovado pelo CMS – Conselho Municipal de Saúde. A escolha das casas visitadas foi feita por meio de sorteio aleatório, abrangendo todas as regiões da cidade. O levantamento foi finalizado no mês de setembro.

Resultados
Foram testadas ao todo, 1.222 pessoas. Na etapa 1, foram 412 participantes e nove testes positivos, o equivalente a 2,2% da amostra. Na etapa 2, foram 395 pessoas e 13 participantes com resultados positivos, o que equivale a 3,3% do total. E na terceira e última etapa, foram ao todo, 415 pessoas e 22 participantes com testes positivos, o equivalente a 5,3% da respectiva amostra. Conclui-se que do total de 1.222 participantes, 44 testaram positivo, estando assintomáticos, o equivalente a 3,6% da amostra total. 

Nota-se que da primeira para a terceira fase, houve aumento no número de resultados positivos na população. Não foi verificada regionalização dos casos, com distribuição equilibrada em todos os pontos da cidade. Ao todo, foram realizados 1.318 testes, sendo 96 deles, recoletas necessárias em decorrência de hemólises, resultados indeterminados ou contraprovas.

Dentre estes casos confirmados para COVID-19, 81,82% das pessoas pertencem ao sexo feminino. Em relação à raça, 65,91% se autodeclaram pertencer a raça branca, seguido por pardos, 27,27%. A média de idade entre as pessoas com resultado positivo foi de 52,45. Quanto as características socioeconômicas, verifica-se que a maioria dos casos ocorreu entre pessoas com até ensino fundamental completo (56,82%) e com renda mensal de até 3 salários mínimos (72,73%). 

Em relação ao ramo de atividade, o maior número de casos ocorreu entre as pessoas que estão fora do mercado de trabalho (31,82%), seguidas pelos comerciantes (13,64%), prestadores de serviços (13,64%) e aposentados (13,64%). Nenhum caso foi encontrado entre as pessoas com pós-graduação e com renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos.

Além disso, sobre a percepção da pandemia, nota-se que a maioria dos entrevistados considera a pandemia como grave ou muito grave. 

Nota-se também, que na primeira e segunda fase, alguns entrevistados não tinham conhecimento sobre a pandemia e que na terceira fase, este resultado não foi observado. Também houve redução na intensidade de distanciamento social entre a primeira e a terceira fase, com o aumento do número de pessoas que não adotaram nenhum tipo de distanciamento durante a pandemia, passando de 2,4% para 6,3%, da primeira para a terceira fase. 

Outro dado que chama atenção: 74,27% dos entrevistados, declararam não terem viajado durante a pandemia. Os dados tabulados do levantamento estarão disponíveis no site da Prefeitura, a partir da segunda quinzena de novembro.

Todas as etapas da pesquisa seguiram rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes. Quem testou positivo foi orientado pela equipe da Secretaria de Saúde a cumprir o isolamento domiciliar, com a assistência devida disponibilizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...