Pular para o conteúdo principal

SEBRAE MINAS LANÇA PROJETO DE INOVAÇÃO ABERTA COM FOCO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS MPEs MINEIRAS

O programa “Sebrae Connect” vai conectar startups de todo o Brasil e do exterior com soluções inovadoras aos pequenos negócios mineiros afetados pela pandemia

O Sebrae Minas acaba de lançar o programa “Sebrae Connect powered by Beta-i”, com o objetivo de selecionar startups do Brasil e do exterior que ofereçam soluções capazes de contribuir com a transformação digital dos pequenos negócios. O programa irá criar uma plataforma web onde os pequenos negócios irão se conectar a startups com soluções que resolvam aos seus desafios neste momento de crise econômica da Covid-19. 

O programa do Sebrae Minas será executado em parceria com a Beta-i, empresa de consultoria de inovação colaborativa com alcance global, que desenvolveu a metodologia única do projeto.

“Nosso objetivo é sermos a ponte que conecta os pequenos negócios às soluções tecnológicas disponíveis no mercado, capazes de resolver os problemas que enfrentam no dia a dia da gestão de seus negócios de forma rápida e efetiva. Dessa forma, estaremos cumprindo nosso propósito de apoiar as MPEs na reinvenção digital de seus negócios por meio da inovação aberta”, destaca a gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Lina Volpini. 

O programa terá duração de três meses e será executado de forma totalmente remota, para startups com soluções prontas para serem implementadas. As soluções devem atender as micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras nos desafios de Marketing Digital, Soluções Financeiras e Pagamentos, e Gestão de Operação e Processos. 

“As soluções serão avaliadas, passarão por uma curadoria e, após uma sessão de pitches, as 15 melhores startups com produtos e serviços serão selecionadas para serem apresentadas aos empresários”, explica Lina. 

Após o processo de seleção das melhores soluções tecnológicas, as startups mais promissoras e adequadas aos desafios participarão de dois dias de trabalho remoto para entender as expectativas e necessidades dos empresários. A seguir, cada solução selecionada será colocada em uma plataforma web, que será disponibilizada aos clientes do Sebrae Minas, para que eles conheçam as startups e se conectem com elas. 

Para Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i Brasil, “os pequenos negócios, fundamentais na economia, nem sempre possuem uma capacidade instalada de tecnologia que permita atender a um contexto mais exigente. Muitas vezes, são muito dependentes da presença física dos clientes, o que pode torná-los mais frágeis. Nesse sentido, juntamente com o Sebrae Minas Gerais, queremos usar a nossa metodologia única para potenciar sinergias entre uma instituição de referência no país e startups brasileiras e de todo o mundo, apoiando simultaneamente empreendedores locais: todos saem ganhando”. 

MPEs em Minas Gerais 
Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Cerca de 11% dos pequenos negócios do país estão em território mineiro. É um segmento imprescindível para a economia do estado, representando o primeiro emprego da vida de milhares de pessoas. No Brasil, mas MPEs representam 98,5% do total de empresas privadas e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...