Pular para o conteúdo principal

USINA HIDRELÉTRICA DO FUNIL TEM NOVA ILUMINAÇÃO

Imagem noturna da UHE Funil com a nova iluminação

A antiga iluminação externa da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), com lâmpadas de vapor de sódio, foi substituída por uma iluminação de LED que é mais eficiente, econômica e com menos impacto ambiental

A recente substituição moderniza a iluminação da usina e irá gerar uma economia de até 3.800W de potência total do circuito externo. Para se ter uma ideia do que isso significa, seria possível iluminar cerca de 70 apartamentos populares pelo período de 8 a 10 horas por dia, como explica o eletricista Edgar Leite, que acompanhou a atividade.

“As luminárias anteriores eram de 250W de potência. As novas, de led, são de 150W. Mas por se tratar de uma tecnologia mais avançada e moderna, essas lâmpadas conseguem melhorar a iluminação e ainda geram grande economia para a empresa“.


Além dos ganhos em eficiência, a nova iluminação também reduz a quantidade de resíduos e contaminantes (mercúrio e fósforo), uma vez que cada lâmpada de vapor de sódio era também alimentada por um reator, ambos substituídos a cada necessidade de troca.

Edgar reforça ainda que um dos grandes ganhos com a troca do sistema de iluminação é a redução do risco de acidentes, “a vida útil de uma lâmpada de led é muito maior que as das lâmpadas convencionais. Isso significa menos necessidade de reposição e, consequentemente, de exposição ao risco de trabalho em altura“, conclui.


A nova iluminação poderá ainda auxiliar os trabalhos de vigilância e segurança patrimonial, contribuindo para as rondas noturnas realizadas nas proximidades do barramento.

Os trabalhos de melhoria e eficiência se estendem também para as galerias internas da hidrelétrica. As 298 luminárias das 4 galerias já foram substituídas e as lâmpadas fluorescente de 32W deram lugar às de led, com 18W de potência. A substituição refletirá em uma economia de 8.344W de potência.

“A substituição dos equipamentos por melhor tecnologia, além de representar mais eficiência energética, proporciona redução de custos de manutenção, redução de exposição aos riscos das atividades corretivas e melhores condições de circulação e vigilância das áreas da usina. Os equipamentos anteriores traziam pouca durabilidade, portanto, há um ganho acumulativo nesta melhoria“, comenta Willian Rosa, coordenador da UHE Funil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...