Pular para o conteúdo principal

USINA HIDRELÉTRICA DO FUNIL TEM NOVA ILUMINAÇÃO

Imagem noturna da UHE Funil com a nova iluminação

A antiga iluminação externa da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), com lâmpadas de vapor de sódio, foi substituída por uma iluminação de LED que é mais eficiente, econômica e com menos impacto ambiental

A recente substituição moderniza a iluminação da usina e irá gerar uma economia de até 3.800W de potência total do circuito externo. Para se ter uma ideia do que isso significa, seria possível iluminar cerca de 70 apartamentos populares pelo período de 8 a 10 horas por dia, como explica o eletricista Edgar Leite, que acompanhou a atividade.

“As luminárias anteriores eram de 250W de potência. As novas, de led, são de 150W. Mas por se tratar de uma tecnologia mais avançada e moderna, essas lâmpadas conseguem melhorar a iluminação e ainda geram grande economia para a empresa“.


Além dos ganhos em eficiência, a nova iluminação também reduz a quantidade de resíduos e contaminantes (mercúrio e fósforo), uma vez que cada lâmpada de vapor de sódio era também alimentada por um reator, ambos substituídos a cada necessidade de troca.

Edgar reforça ainda que um dos grandes ganhos com a troca do sistema de iluminação é a redução do risco de acidentes, “a vida útil de uma lâmpada de led é muito maior que as das lâmpadas convencionais. Isso significa menos necessidade de reposição e, consequentemente, de exposição ao risco de trabalho em altura“, conclui.


A nova iluminação poderá ainda auxiliar os trabalhos de vigilância e segurança patrimonial, contribuindo para as rondas noturnas realizadas nas proximidades do barramento.

Os trabalhos de melhoria e eficiência se estendem também para as galerias internas da hidrelétrica. As 298 luminárias das 4 galerias já foram substituídas e as lâmpadas fluorescente de 32W deram lugar às de led, com 18W de potência. A substituição refletirá em uma economia de 8.344W de potência.

“A substituição dos equipamentos por melhor tecnologia, além de representar mais eficiência energética, proporciona redução de custos de manutenção, redução de exposição aos riscos das atividades corretivas e melhores condições de circulação e vigilância das áreas da usina. Os equipamentos anteriores traziam pouca durabilidade, portanto, há um ganho acumulativo nesta melhoria“, comenta Willian Rosa, coordenador da UHE Funil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...