Pular para o conteúdo principal

ABI-ENGENHARIA DA UFLA ESTREIA NO ENADE COM ÓTIMOS RESULTADOS


Três cursos de Engenharia que integram o projeto Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estrearam no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - edição 2019 - com resultados elevados: os bacharelados em Engenharia Civil e Engenharia Química alcançaram a nota máxima (5), e o curso de Engenharia Mecânica obteve nota 4, equivalente a “muito bom”.

O desempenho dos estudantes dos três cursos também ficou acima da média do estado de Minas Gerais e do Brasil, tanto no Componente de Formação Geral do exame quanto no Componente de Formação Específico. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 20 de outubro.

A ABI foi implantada na UFLA em 2014, com o objetivo de permitir o ingresso em uma área básica, composta por disciplinas comuns aos cursos. A proposta é que o estudante percorra mais de um processo formativo no início do curso, facilitando a correção de rumo sem a necessidade de mudança de um curso para outro, fator gerador de evasão. 

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, presidiu a comissão elaboradora do projeto da ABI e considera que o modelo adotado contribuiu para o sucesso no Exame. 

“Desde a concepção do projeto pedagógico dos cursos, já vislumbrávamos que a entrada comum seria importante para permitir ao estudante uma escolha posterior ao ingresso, com mais maturidade, mas, principalmente por forçar o estudante a um maior comprometimento com os estudos, uma vez que ele concorre pelas vagas nos diversos cursos. Assim, quanto melhor o desempenho acadêmico, maior a chance de o estudante conseguir se formar na engenharia que ele escolheu. Esse modelo saudável de competição leva a um desempenho diferenciado, o que pode ser constatado nos primeiros resultados desses cursos no Enade”.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, enfatiza que a gestão da Instituição estruturou muito bem os cursos, realizando todos os investimentos necessários em infraestrutura, laboratórios, recursos didáticos e formação continuada para os professores. 

“As avaliações in loco de reconhecimento dos cursos, realizadas pelo MEC anteriormente, forneceram uma prévia de que o resultado na avaliação do Enade seria excelente”, acrescenta. O processo de reconhecimento de curso pelo MEC avalia a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente dos cursos. Os três bacharelados também obtiveram ótimo desempenho nessa avaliação (ver abaixo).

Além das condições institucionais adequadas, o pró-reitor ressalta o empenho e a dedicação dos estudantes. 

“As pontuações obtidas mostram que os estudantes estão de parabéns por se comprometerem com a implantação, apostarem nos cursos e na UFLA. É sempre um desafio fazer parte das primeiras turmas, e essas da Civil, Mecânica e Química imprimiram sua marca na Instituição, deixando excelentes resultados e levando alta competência profissional para o mundo do trabalho”, conclui o pró-reitor.

Os gestores também fazem coro com o chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Maykmiller Rodrigues, que ressalta todo o compromisso e dedicação humana por trás das notas obtidas. “Os excelentes resultados obtidos pelos cursos do DEG no modelo ABI são fruto do trabalho de excelência dos estudantes, bem como dos docentes e técnicos desta instituição. Oferecer à sociedade profissionais qualificados, que irão contribuir para o desenvolvimento de vários setores, é nosso maior orgulho”, afirma Maykmiller.

com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...