Pular para o conteúdo principal

COOPERADO COOPERCAM É CLASSIFICADO PARA ETAPA 2º DO 17° CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS°


O cooperado Coopercam Aníbal de Souza Figueiredo foi classificado para a segunda etapa da 17ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Promovido pela Emater-MG, em parceria com o Conselho Nacional do Café (CNC), este ano foram inscritas 1.792 amostras, sendo 1.402 na categoria Natural e 390 na categoria Cereja Descascado/Despolpado. O concurso reuniu cafeicultores de 171 municípios das quatro regiões mineiras: Sul, Cerrado, Chapada e Matas de Minas.

Para o cafeicultor, ter sua amostra de café Cereja Descascado/Despolpado classificada em um concurso a nível estadual é motivo de muita alegria, pois mostra que a sua dedicação em produzir grãos de qualidade está valendo todo o seu esforço. “É a realização de um sonho. Estudei os processos e os benefícios de um café de qualidade, e construí toda a minha estrutura. É gratificante saber que meu projeto está dando bons resultados”, comenta Aníbal.

O cafeicultor conta que a paixão pelo café começou na infância, quando o pai ainda trabalhava com grãos. “Depois que meu pai faleceu, fui estudar. Nos finais de semana, voltava para a fazenda para fazer meu serviço. Terminei o curso e me formei em Engenheiro Agrônomo. O café é um dos meus assuntos favoritos”.

Cooperado há mais de nove anos, Aníbal destaca o papel da Cooperativa no processo de qualidade do café. “A Coopercam é a mola mestra do sucesso das minhas lavouras. A Cooperativa, além do oferecer todo apoio, está sempre empenhada no crescimento de cada associado. Agradeço à Coopercam pelo trabalho desenvolvido em prol dos cafeicultores”.

Com a amostra selecionada no concurso, o cafeicultor se sente motivado a continuar a produção de cafés de qualidade. “É um caminho sem volta. Meu projeto é investir e melhorar cada vez mais o meu cafezal”, finaliza Figueiredo.

“Para a Coopercam é um orgulho muito grande esse resultado. Pois mostra que estamos no caminho certo ao incentivar e ajudar nossos cooperados a produzirem um café de qualidade. Isso agrega valor não somente ao produto do cooperado, mas também ao trabalho desenvolvido pela Cooperativa”, diz Hélvio Zacaroni, gerente do Departamento de Cafés Especiais da Coopercam.

A final do concurso será realizada no dia 9 de dezembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Durante o evento, também será escolhido o campeão estadual. 

O 17° Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...