Pular para o conteúdo principal

MARCEL VIEIRA É NOMEADO ÁRBITRO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES


Marcel Vieira
, pesquisador do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi nomeado como árbitro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado por 79 países a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. Vieira substituirá Marc Christine, do Instituto Nacional de Estatística da França (INSEE). Christine exercia a função de árbitro amostral do Pisa desde 2006.

A OCDE solicitou para os Ministérios da Educação de cada um dos 79 países que participam do Pisa para indicarem o nome de um especialista em amostragem como candidato para a função de Árbitro. “Eu já estava feliz com o reconhecimento do INEP por ter me indicado como candidato. Fiquei ainda mais feliz por ter sido o especialista selecionado pela OCDE. Sinto também uma grande responsabilidade por ser o primeiro brasileiro que irá exercer esta função”, revela Vieira.

O que faz um árbitro do Pisa
Para que haja comparabilidade entre os resultados produzidos pelos diferentes países é necessário rigor metodológico por parte de todos os participantes. “Quando surgem problemas relacionados à amostragem durante a implementação da pesquisa, o árbitro da amostragem é prontamente informado e o seu conselho é procurado”, explica o pesquisador. Nestes casos, evidências adicionais são fornecidas pelo centro nacional para justificar a qualidade e comparabilidade dos dados, e estas evidências são compartilhadas com o árbitro de amostragem. “Espera-se que o Árbitro leia esta evidência em detalhes e sugira quaisquer etapas adicionais que possam ser necessárias para julgar a qualidade da amostra do Pisa.”

O pesquisador já trabalhava como membro da Comissão de Amostragem do INEP e entra em contato com problemas de pesquisa relacionados ao planejamento amostral de estudos educacionais como o Pisa. “Vejo esta nomeação como uma oportunidade para me dedicar e poder contribuir para a internacionalização da UFJF, uma vez que terei contato com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do mundo todo”, aponta Vieira.

O Pisa
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países. A partir disso, políticas e programas educacionais podem ser criados visando melhorar a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem.

Por causa da pandemia de Covid-19, o próximo ciclo do Pisa, que aconteceria em 2021, foi adiado para 2022. “Minha expectativa é que haja algum risco de a pandemia trazer novos desafios para a execução do desenho amostral do Pisa nos diferentes países. Entretanto, estes desafios poderão ser menores se houver sucesso com o desenvolvimento das vacinas, e com um possível controle da pandemia no médio prazo”, conclui.

com assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...