Pular para o conteúdo principal

SANTA CASA DE ITAJUBÁ USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA BARRAR COVID-19

Aplicativo desenvolvido pela startup Cyberlabs mede temperatura e controla sintomas de funcionários e visitantes no acesso ao hospital

KeyApp na Santa Casa de Itajubá

A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, conta com a ajuda de Inteligência Artificial para reduzir a contaminação por coronavírus em suas instalações, criando uma rede de proteção para colaboradores, pacientes e visitantes. Equipado com um módulo de gestão do risco Covid, o aplicativo KeyApp, desenvolvido pela startup carioca CyberLabs, consegue calcular a probabilidade de uma pessoa estar ou não contaminada, permitindo que a Santa Casa tome medidas preventivas. Até o momento, 18 médicos e enfermeiros já foram temporariamente afastados com o alerta da tecnologia.


Instalado em um totem na recepção do hospital, o KeyApp funciona como uma ferramenta de controle de acesso, capaz de monitorar a entrada, saída e circulação de pessoas. Para utilizá-lo, o usuário baixa um aplicativo gratuito na AppStore ou Google Play e preenche seus dados. Na Santa Casa, o ingresso é feito por reconhecimento facial, sem nenhum contato físico. A ferramenta monitora todos os cerca de 250 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, recepcionistas, funcionários da lanchonete e do estacionamento, gerando um ciclo de segurança em torno do local.

A entrada na instituição está também condicionada ao preenchimento, dentro do próprio aplicativo, de um formulário de auto avaliação sintomática criado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa em parceria com a CyberLabs. O KeyApp gera, através de inteligência artificial, dados que a diretoria do hospital acompanha em tempo real, prevendo quais funcionários têm maior risco de contaminação antes mesmo do diagnóstico médico ou da realização do teste.

As perguntas do formulário buscam identificar se o usuário apresentou sintomas de contaminação nas últimas horas, se manteve contato com suspeitos ou se esteve no mesmo ambiente com alguém que tenha sido contaminado. Após o preenchimento, o colaborador recebe, via SMS, uma avaliação de seu risco de contágio em tempo real. “Se o score for baixo, ele poderá trabalhar normalmente. Se o número for alto e representar risco, o colaborador é orientado a ir para casa e ficar em isolamento”, explica Tamara Divino, supervisora da Qualidade da Santa Casa. Ainda segundo Tamara, a administração da Santa Casa acompanha todas as informações enviadas pelos funcionários em um dashboard disponibilizado pela CyberLabs. Pela ferramenta, a equipe tem acesso às respostas dos funcionários e ao score de cada um.

Além do formulário, o totem de reconhecimento facial também pode aferir a temperatura dos funcionários e visitantes. Caso o resultado fique acima de 37,5ºC, o usuário também tem a entrada restrita no hospital. Automatizar o procedimento, de acordo com Tamara, ajudou a criar uma barreira de segurança mais confiável para o hospital, que antes dependia do bom senso de cada colaborador e visitante para reportar os sintomas. “O KeyApp também protege a intimidade de cada um, já que apenas a administração tem acesso às informações”, explica a supervisora.

A CyberLabs oferece todas as funcionalidades do KeyApp para a Santa Casa de Itajubá como meio para democratizar o acesso à Inteligência Artificial por todas as camadas da população. Além da instituição mineira, outras entidades públicas já receberam a solução, como o Centro de Operações Rio (COR) e algumas subestações de Furnas. “É a primeira vez que instalamos a solução em um hospital, além de ser nosso primeiro cliente em Minas Gerais. A tecnologia é uma importante aliada do combate à doença”, explica Felipe Vignoli, sócio-fundador da CyberLabs.

A Santa Casa também contará, em breve, com outra aplicação do KeyApp, na qual o visitante poderá avaliar o ambiente, dando notas de 1 a 10 sobre o que achou da experiência na Santa Casa. Com as respostas, a equipe poderá tomar ações para aumentar a satisfação do público. “Nós sempre buscamos tecnologias que possam nos ajudar a estar mais seguros e preparados para atender nossos pacientes e colaboradores da melhor forma”, finaliza Tamara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.