Pular para o conteúdo principal

PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA PREVÊ RECUPERAR 1.000 HECTARES DE TERRAS EM 2021

Primeira zona restaurada pelo plano

Cerca de 200ha já foram recuperados pelo Plano Conservador da Mantiqueira, em uma ação que envolve dezenas de prefeituras e a parceria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A expectativa dos coordenadores do trabalho é que, já em 2021, sejam recuperados outros 1.000ha, cinco vezes mais o que foi feito até agora. O avanço é fruto de novas parcerias, além do resultado das ações de planejamento e estrutura do plano, que vem ocorrendo desde sua fundação.

O Plano Conservador da Mantiqueira foi firmado em 2016, tendo como principal objetivo promover a capacitação de gestores municipais para fortalecer programas e projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção de bens e serviços ambientais. 

Desenvolvido com a participação do município de Extrema, no Sul de Minas, juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC BRASIL), Fundação SOS Mata Atlântica (SOSMA), World Resources Institute (WRI BRASIL), tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), sob a coordenação da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Em 2017 foi celebrado o Termo de Adesão com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O objetivo era utilizar a capacidade técnica e as estruturas de seus oito campi para instituir programas regionais e convidar diversos municípios para atividades de criação de projetos locais. 

No primeiro ano foram desenvolvidas mobilizações nos campi Inconfidentes, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Naquele ano foram instituídos projetos piloto em Águas da Prata (SP), e nas mineiras Caldas, Campestre, Conceição dos Ouros, Inconfidentes e Pouso Alegre.

No segundo ano a atuação se deu nos campi Machado, Muzambinho e Passos, mobilizando as localidades de Guaxupé, Machado, Muzambinho, Poço Fundo e Monte Santo de Minas. Em 2018 um curso teórico/prático sobre Restauração Florestal aconteceu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho, ministrado pelos professores Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Dr. André Nave, da ESALQ/USP. 

A ação envolveu servidores do IFSULDEMINAS e técnicos dos municípios participantes, com apoio da The Nature Conservancy do Brasil. Em 2019 foi a vez dos campus avançados Carmo de Minas e Três Corações, com a mobilização de Carmo de Minas, Heliodora, Nepomuceno e Três Corações.

Em Inconfidentes um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) foi ministrado pelos docentes do instituto federal, envolvendo representantes das cidades, além de Nazareno. Foi implantada na Fazenda Escola de Inconfidentes uma Unidade Demonstrativa, com vários métodos de restauração florestal. A ação também contou com suporte da The Nature Conservancy do Brasil. 

A ideia é replicar a unidade em Machado e Muzambinho. Ainda em 2019 a WWF Brasil atuou no campus Inconfidentes, apoiando a Empresa Junior para coordenar o projeto Raízes do Mogi, que abrangerá todos os 11 municípios daquele Núcleo.

2020 – Novas parcerias e desafios
Em 2020 foi celebrado o novo Convênio do Plano Conservador da Mantiqueira. Juntaram-se às instituições fundadoras a Conservação Internacional (CI), Iniciativa Verde e o WWF Brasil. O IFSULDEMINAS continua no processo, como maior fomentador no sul do estado, atuando nas políticas públicas baseadas em conhecimento científico, formação profissional e compromisso com a disseminação de conhecimento. O desafio agora é trabalhar tais políticas públicas junto aos municípios até 2024.

com Paulo Henrique Pereira
com assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...