Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA 'OURO PRETO, MEU LUGAR!' É FINALISTA DE PRÊMIO NACIONAL

Passeio de Trem dos Alunos da Escola Monsenhor João Castilho Barbosa

O município aguarda ansioso o resultado dos ganhadores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2020. Isso porque o Programa de Educação e Patrimônio “Ouro Preto, o Meu Lugar!” concorre como um dos finalistas da maior premiação nacional do campo do patrimônio. 

O resultado estava previsto para ser anunciado ontem, dia 08 de dezembro, premiando com R$20 mil reais cada um dos 12 melhores projetos em favor da preservação dos bens culturais do país.

A idealizadora e coordenadora do programa é a professora Dra. Cláudia Pereira, servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação. Ela conta que foi a responsável por inscrever o projeto no Prêmio. 

“Ser finalista desse prêmio, com certeza, coloca o nosso programa num lugar de destaque no cenário da educação patrimonial no Brasil e também nos dá a possibilidade do ganho financeiro de 20 mil reais que ajudará bastante para conseguirmos implementar novas ações nas escolas que já participam e ampliar o programa para outras escolas do município”, comemora Cláudia.

Neste ano, o prêmio bateu recorde de inscritos! Foram 515 ações de todos os estados brasileiros, sendo 182 referentes ao Patrimônio Cultural Material (Categoria 1) e outras 333 estão ligadas ao Patrimônio Cultural Imaterial (Categoria 2). Foram classificados como finalistas apenas 121, dentre os quais o Programa Municipal de Educação e Patrimônio Ouro Preto, o meu lugar!.

O programa está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e da Universidade Federal de Ouro Preto, sob coordenação dos professores doutores Luiz Prazeres e Tays Chagas e o apoio da PROEX. 

Ele consiste em oferecer capacitações, palestras, oficinas, visitas orientadas e participação em atividades culturais variadas. Todas são registradas em um passaporte cultural individual que, juntamente com um álbum de figurinhas, um mapa afetivo e um conjunto de cartões de referências, compõem o material didático do Programa.

Desde setembro de 2018, o Ouro Preto, Meu Lugar! envolve, ativamente, cerca de mil pessoas, dentre educadores e educandos das três escolas municipais em que ele se desenvolve na forma de projeto-piloto: Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa (Barra), Escola Municipal Doutor Pedrosa (Santo Antônio do Leite) e Escola Municipal Professora Haydée Antunes/CAIC Filipe dos Santos (Cachoeira do Campo). 

Nessas escolas, a inserção do programa se divide entre os professores, administração escolar, servidores e, principalmente, a educação infantil, o fundamental 1 e 2 e a Educação para Jovens e Adultos – EJA.

Além do Ouro Preto, Meu Lugar!, a ação “Formação de Restauradores em estreita relação com comunidades de Minas Gerais”, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também é finalista do prêmio.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...