Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UNIFAL-MG ASSUME PRESIDÊNCIA DO FORIPES

Fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo e entidades de Minas Gerais estão na pauta da nova diretoria
“A defesa das políticas e ações para a valorização e fortalecimento das instituições públicas de ensino superior em Minas são a alma do Fórum. No atual cenário, essa defesa é ainda mais estratégica”, destacou o professor Sandro Amadeu Cerveira

O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) está com nova diretoria para o biênio 2021-2022. A presidência foi assumida pelo professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, e a vice-presidência pela professora Lavínia Rosa Rodrigues, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e pelo professor Marcelo Bregagnoli, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A escolha da nova diretoria aconteceu em reunião do Foripes, no dia 1º, realizada por webconferência

De acordo com o novo presidente, o Foripes é uma articulação essencial para as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais na busca por recursos e no enfrentamento de questões que afetam a educação e a ciência no estado de Minas Gerais. 

“O diálogo com os parlamentares, estaduais e federais, na defesa da educação pública e a defesa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são exemplos da efetividade do fórum”, destacou o reitor da UNIFAL-MG.

Para a vice-presidente, professora Lavínia Rosa Rodrigues, compor a direção de uma organização como o Foripes, traz grandes desafios e responsabilidades. “Nosso propósito é dar continuidade ao que vimos construindo, de modo coletivo para o fortalecimento das instituições, destacadamente empenhados no debate sobre a autonomia, aliada ao esforço e comprometimento com a valorização da educação pública”. 

Segundo ela, o fórum tem se consolidado como importante espaço de reflexão, interação e cooperação entre as Universidades Federais e Estaduais e os Institutos Federais de Minas Gerais.

A “união entre as instituições” foi o ponto destacado pelo vice-presidente, professor Marcelo Bregagnoli, em relação ao Foripes e à nova direção. 

“Com as instituições unidas nós temos mais força junto aos parlamentares e, sobretudo, no diálogo com o governo”, explicou. O reitor do IFSULDEMINAS também destacou a importância de avançar na questão da isonomia entre as instituições na busca do bem coletivo, além de ampliar a interatividade, a participação e o reconhecimento do Fórum nas comunidades universitárias.

Entre as propostas, o novo presidente do Foripes antecipou o fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo estadual e com as entidades públicas e privadas de Minas Gerais para ampliar a percepção da importância estratégica da rede mineira de instituições públicas de ensino superior. “A capacidade instalada, a potência científica e a massa crítica das instituições mineiras é algo fenomenal e não pode ser ignorado no processo de desenvolvimento de Minas Gerais”, completou Sandro Cerveira.

O professor Sandro Cerveira participa da atual gestão como vice-presidente. Sobre a presidência do Foripes, o reitor vê como um desafio que transcende a dimensão pessoal-profissional alcançando uma importância institucional para UNIFAL-MG.

“A defesa das políticas e ações para a valorização e fortalecimento das instituições públicas de ensino superior em Minas são alma do Fórum. No atual cenário essa defesa é ainda mais estratégica”, finalizou.

O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) foi criado em 2003 e hoje é composto por dirigentes de 19 instituições. Integram o Foripes: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet–MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG); Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...