Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA EMPREGADA EM PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS CHAMA ATENÇÃO

Representantes dos governos da África do Sul, de Mato Grosso e da cidade de Divinópolis, além de estudante de doutorado, conheceram serviço com telemonitoramento que reduziu em 86,6% a taxa de falha
Thais Nassaif visita IP Minas

Os bons índices obtidos na manutenção do sistema de iluminação pública em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já servem de inspiração para estudantes, governos de outros estados e até países. O uso de tecnologia de ponta permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando, agilizando o trabalho de manutenção. O resultado é que, desde o início da operação do IP Minas em dezembro de 2019, a taxa de falha baixou de 15,30% para 2,05% em novembro de 2020, o que significa melhoria de 86,6% na qualidade do serviço prestado.

O trabalho realizado pelo IP Minas, que tem contrato na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, está chamando atenção também de estudantes. No dia 22 de dezembro, a doutoranda Thais Nassaif visitou a concessionária. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ela atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Thais conta que o interesse sobre PPPs surgiu a partir da participação em um projeto de pesquisa anterior ao doutorado que identificou a difusão desse instrumento na RMBH. Para a realização do seu estudo, está promovendo uma série de entrevistas com agentes do poder público de diversos municípios da região. Uma delas foi com o secretário municipal de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, que falou do trabalho realizado na iluminação pública da cidade.

Durante a visita ao IP Minas, Thais foi acompanhada pelo gerente Jolimar Costalonga Grancer, que apresentou o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, assim como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão. 

“Ficamos muito gratos pela visita. Mais uma vez Ribeirão das Neves está servindo de referência em participação pública-privada, com o IP Minas despontando na área de iluminação pública”, salienta Jolimar, que também apresentou ações sociais realizadas, como formação de mão de obra local e a doação de recicláveis para a Coomarin.

Em 17 de dezembro, representantes do município de Divinópolis, no Centro-Oeste, conheceram o trabalho realizado pelo IP Minas. A comitiva foi composta pelos servidores da equipe de Transição do Prefeito eleito: Gustavo Mendes Martins, Rodrigo Assis, Leonardo Capanema e Izaias Mezencio da Silva. Eles foram acompanhados pelo Secretário Tulio Raposo.

Já em novembro, a secretária-adjunta Rafaela Damiani, da Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso, também visitou o IP Minas. Ela também foi acompanhada por Tulio Raposo. E, em outubro, o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, conheceu as instalações do IP Minas e as tecnologias usadas. A comitiva oficial enviada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa percorreu vários estados brasileiros para prospecção de intercâmbios econômico, cultural e acadêmico.

Visita do embaixador da África do Sul ao IP Minas

O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, tem contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves desde novembro de 2019. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Parque e praças ganham nova iluminação
Além do trabalho de manutenção e modernização da iluminação púbica nas ruas de Ribeirão das Neves, parques e praças também são contemplados. Neste fim de 2020, seis áreas foram modernizadas pelo IP Minas com instalação de 198 postes e 538 luminárias novos. As obras foram realizadas após levantamento de campo e estudos luminotécnicos e elétricos, conforme cada caso específico.

Foram concluídas as obras de iluminação do novo acesso de Ribeirão das Neves – Via Eduardo Brandão, do Parque Ecológico Ribeirão das Neves – Savassi, da Praça Nossa Senhora das Neves – Centro, da Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Justinópolis, da Praça José Irineu – Veneza e da Praça Trevo de Neves – Saída Jardim Colonial/BR-040.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...