Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA EMPREGADA EM PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS CHAMA ATENÇÃO

Representantes dos governos da África do Sul, de Mato Grosso e da cidade de Divinópolis, além de estudante de doutorado, conheceram serviço com telemonitoramento que reduziu em 86,6% a taxa de falha
Thais Nassaif visita IP Minas

Os bons índices obtidos na manutenção do sistema de iluminação pública em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já servem de inspiração para estudantes, governos de outros estados e até países. O uso de tecnologia de ponta permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando, agilizando o trabalho de manutenção. O resultado é que, desde o início da operação do IP Minas em dezembro de 2019, a taxa de falha baixou de 15,30% para 2,05% em novembro de 2020, o que significa melhoria de 86,6% na qualidade do serviço prestado.

O trabalho realizado pelo IP Minas, que tem contrato na modalidade Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, está chamando atenção também de estudantes. No dia 22 de dezembro, a doutoranda Thais Nassaif visitou a concessionária. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ela atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Thais conta que o interesse sobre PPPs surgiu a partir da participação em um projeto de pesquisa anterior ao doutorado que identificou a difusão desse instrumento na RMBH. Para a realização do seu estudo, está promovendo uma série de entrevistas com agentes do poder público de diversos municípios da região. Uma delas foi com o secretário municipal de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo, que falou do trabalho realizado na iluminação pública da cidade.

Durante a visita ao IP Minas, Thais foi acompanhada pelo gerente Jolimar Costalonga Grancer, que apresentou o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, assim como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão. 

“Ficamos muito gratos pela visita. Mais uma vez Ribeirão das Neves está servindo de referência em participação pública-privada, com o IP Minas despontando na área de iluminação pública”, salienta Jolimar, que também apresentou ações sociais realizadas, como formação de mão de obra local e a doação de recicláveis para a Coomarin.

Em 17 de dezembro, representantes do município de Divinópolis, no Centro-Oeste, conheceram o trabalho realizado pelo IP Minas. A comitiva foi composta pelos servidores da equipe de Transição do Prefeito eleito: Gustavo Mendes Martins, Rodrigo Assis, Leonardo Capanema e Izaias Mezencio da Silva. Eles foram acompanhados pelo Secretário Tulio Raposo.

Já em novembro, a secretária-adjunta Rafaela Damiani, da Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso, também visitou o IP Minas. Ela também foi acompanhada por Tulio Raposo. E, em outubro, o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, conheceu as instalações do IP Minas e as tecnologias usadas. A comitiva oficial enviada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa percorreu vários estados brasileiros para prospecção de intercâmbios econômico, cultural e acadêmico.

Visita do embaixador da África do Sul ao IP Minas

O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, tem contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves desde novembro de 2019. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Parque e praças ganham nova iluminação
Além do trabalho de manutenção e modernização da iluminação púbica nas ruas de Ribeirão das Neves, parques e praças também são contemplados. Neste fim de 2020, seis áreas foram modernizadas pelo IP Minas com instalação de 198 postes e 538 luminárias novos. As obras foram realizadas após levantamento de campo e estudos luminotécnicos e elétricos, conforme cada caso específico.

Foram concluídas as obras de iluminação do novo acesso de Ribeirão das Neves – Via Eduardo Brandão, do Parque Ecológico Ribeirão das Neves – Savassi, da Praça Nossa Senhora das Neves – Centro, da Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade – Justinópolis, da Praça José Irineu – Veneza e da Praça Trevo de Neves – Saída Jardim Colonial/BR-040.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...