Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SÃO DESENVOLVIDAS NA SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS


Com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas a sustentabilidade, o programa “Semeando Ideias”, contemplado no Edital Probext 01-2020, está sendo implantado na Sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no espaço atrás do prédio L. A expectativa é que o local se torne um grande conversor de atividades e eventos ambientais, sociais, acadêmicos, extensionistas e culturais.

Proposto e coordenado pelo professor visitante do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Dalmo Arantes de Barros, o programa visa a inclusão de discentes de diferentes cursos de graduação no desenvolvimento de ações relacionadas a melhoria da qualidade de vida a partir de iniciativas pautadas na educação ambiental, no desenvolvimento sustentável e nos conceitos agroecológicos. 


“Vamos trabalhar em parceria com entidades do 3º setor, comunidade e grupos em situação de vulnerabilidade, visando a mobilização e a conscientização ambiental. E a partir da temática principal, diversas abordagens serão utilizadas, tais como: a educação inclusiva, bem-estar, qualidade alimentar e de vida, água e saneamento, conservação do solo, produção orgânica, agroecologia, inclusão social, entre outras”, informou o docente.

De acordo com as informações da proposta do programa, as atividades desenvolvidas serão agrupadas em três núcleos, a saber: Núcleo das Ciências da Terra (NCT), Núcleo de Sustentabilidade (NUS) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEAMB). 

O primeiro, NCT, engloba atividades relacionadas a agroecologia, tais como horticultura, cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), espécies medicinais, condimentares, aromáticas e frutíferas arbustivas. 

O segundo, NUS, contempla atividades de reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem e minhocário, bem como a organização do curso de Bioconstrução, que abrangerá oficinas de Adobe, bambu e solo cimento. Por último, o NEAMB envolve as capacitações, atividades de ensino, divulgação e orientação dos projetos.

Para simbolizar o compromisso da universidade com a preservação ambiental e a sustentabilidade, foi realizada uma cerimônia com os participantes do programa e gestores da instituição, incluindo o reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, no dia 16/12, para plantio de uma muda de Oliveira. 

Segundo o professor Dalmo, na Grécia antiga, a Oliveira era respeitada como sagrada, carregando significados como paz, sabedoria, abundância e glória dos povos. “A bela árvore era um símbolo frequente em diversas tradições religiosas, além das místicas, culturais, medicinais e gastronômicas, mostrando a ampla importância da Oliveira”, disse.

Vale mencionar que, devido ao tamanho da área, a equipe do programa está aberta a contribuições de toda a comunidade para ampliar as ações e incentivar novos projetos para o local. 

O grupo também possui a demanda de voluntários para integrar a equipe dos projetos e sementes, mudas ou propágulos de plantas especiais, tais como temperos, condimentos, ervas medicinais e aromáticas, frutíferas arbustivas ou herbáceas, ornamentais, PANC’s, FANC’s, entre outras.

Os interessados em colaborar com o programa podem entrar em contato com o professor Dalmo, por meio do e-mail dalmo.barros@unifal-mg.edu.br ou enviar mensagem para o perfil do programa no Instagram.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...