Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FAZ ALERTA PARA EVITAR ACIDENTES DURANTE O PERÍODO DE ESTAÇÃO CHUVOSA


Durante a estação chuvosa, principalmente entres os meses de janeiro fevereiro e março, é comum o motorista se deparar com condições de pista variada, hora seca - hora molhada, por conta do grande volume de chuva que ocorre nessa época do ano.

De acordo com o levantamento realizado pela Arteris Fernão Dias, em dias chuvosos os acidentes costumam ocorrer até duas vezes mais do que em dias ensolarados. No entanto, do total de ocorrência registradas com pista molhada, cerca de 70% dos casos correspondem a acidentes leves, caracterizados pelo choque em barreiras fixas, provocados pela perda de controle do veículo e excesso de velocidade. Isso ocorre, principalmente, porque com a pista molhada a aderência entre solo e pneus é diminuída. “Nessas situações é válido seguir alguns procedimentos que podem evitar acidentes e danos ao veículo”, diz Edivaldo Braga, gerente de operações da Arteris Fernão Dias.

Verifique as condições do limpador de para-brisa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o uso do limpador para-brisa é obrigatório sob chuva. A não utilização do dispositivo é considerada infração grave. No entanto, com o tempo de uso, o limpador perde a eficiência. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de mudar a peça.

Desembace os Vidros
Algumas condições climáticas podem fazer o para-brisa ficar embaçado – isso pode acontecer mesmo sem chuva, prejudicando a visibilidade do condutor. Para solucionar esse problema, ligue o ar-condicionado e coloque-o na função que joga o ar no para-brisa. Essa prática ajuda a alterar a temperatura do veículo e a remover a umidade. Se o veículo não possuir ar-condicionado, ligue o sistema de ventilação ou deixe uma pequena abertura na janela para que o ar circule.

Mantenha o pneu em bom estado
O estado de conservação dos pneus do veículo é fundamental para a sua estabilidade na pista. Os sulcos dos pneus garantem o escoamento da água, evitando assim, a aquaplanagem. Porém quando a banda de rodagem (parte do pneu que fica em atrito direto com a pista) se desgasta, os sulcos perdem a eficiência, aumentando o risco de perda do controle do veículo, principalmente em curvas ou frenagem. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que a profundidade mínima dos sulcos deve ser de 1,6 mm. Caso o pneu do veículo esteja com o sulcos inferior a essa marca, é hora de fazer a substituição.

Reduza a velocidade e aumente a rotação do veículo
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos motoristas adotam a mesma velocidade ao dirigir na chuva. Porém, com a pista molhada, quanto mais rápido o veículo estiver, menor é controle que o motorista tem sobre o ele. O ideal é reduzir a velocidade e trafegar com rotação mais alta. Para isso, basta reduzir a marcha, o que dá maior tração e, portanto, estabilidade.

Mantenha distância segura do veículo que está a sua frente
Em condições normais, recomenda-se a regra dos três segundos. Porém, em dias de chuva essa distância deve ser aumentada. “Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca”, alerta o gerente.

Tenha cuidado especial nas curvas
Fazer uma curva fechada já demanda atenção especial quando a pista está seca. Ao dirigir na chuva, evidentemente, o cuidado precisa ser ainda maior. A curva precisa ser feita em baixa velocidade. Porém fique atento: A velocidade deve ser reduzida antes de começar o seu traçado, nunca durante.

Trefegue com o farol ligado
Em dias de chuva, os faróis ligados melhoram a visualização dos outros veículos, sobretudo se houver neblina. Não é indicado o uso do farol alto, pois ele reflete diretamente nas gotas de chuva, atrapalhando não só a sua visão, mas também a dos outros motoristas. Também vale ressaltar que o condutor não deve trafegar com o pisca alerta ligado.

Em caso de chuva forte, pare o carro
Caso o condutor se depare com um volume de chuva acima do normal, em que o limpador de para-brisa não é suficiente para conferir uma condição de visibilidade aceitável, o ideal é procurar um local seguro para estacionar o veículo e esperar a chuva diminuir ou passar por completo.

Use o cinto de segurança
A Arteris Fernão Dias também alerta para o transporte dos passageiros. Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança. No caso das crianças, o ideal é acomodá-las nas cadeirinhas, com o cinto atado. Para os animais domésticos, compartimentos específicos evitam que o bichinho de estimação salte pelo vidro ou fique circulando pela área interna do veículo, podendo desviar a atenção do motorista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...