Pular para o conteúdo principal

NAZARENO VAI LEVAR INTERNET GRATUITA AOS ALUNOS DA ZONA RURAL


O ano começou e a Prefeitura de Nazareno e a Câmara Municipal de Vereadores deram início às suas atividades. A pedido do prefeito, em caráter de urgência, foi realizada no último dia 5, a primeira reunião extraordinária da nova Câmara de Vereadores de Nazareno. O objetivo era a aprovação de dois projetos de Lei de extrema importância para o município.

Em cumprimento a um dos pontos do Plano de Governo Municipal 2021-2024, que trata da implantação do Programa “Campo Digital” e disponibilização de rede Wi-Fi livre nos povoados, o prefeito elaborou o Projeto de Lei nº 002/2021 e apresentou o mesmo à Câmara Municipal, com pedido de urgência. A Câmara prontamente marcou a reunião, apreciou, discutiu e aprovou o Projeto de Lei, que deu origem à Lei nº 1.920, sancionada pelo prefeito no dia 6 de janeiro.

Além de implantar o ‘Programa Campo Digital’ e disponibilizar rede Wi-Fi nos povoados, a administração foi além, está garantindo o acesso à internet tanto na Zona Rural quanto Urbana. Serão disponibilizados links de internet gratuitamente no Coqueiros, Canjica, Taquaral, Palmital, Jaguara, Bairro Santa Mônica, Cachoeirinha, Estação de Nazareno, Praça do Rosário, Bairro Bela Vista (próximo à COPASA), Praça Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Nossa Senhora de Nazaré (próximo ao PSF Padre Francisco de Andrade), Praça Doutor Freitas de Carvalho (próximo ao Maria de Barro), e Praça São Sebastião.

"Isso possibilitará acesso gratuito a todos os alunos e professores da rede pública de ensino, gerando igualdade nas condições de aprendizado, pois boa parte das famílias possuem limitação financeira e de acesso à internet, dificultando o sucesso e a participação nas aulas, que devido à pandemia da COVID-19, tiveram as atividades educacionais presenciais suspensas, contudo, as aulas não foram interrompidas e a disponibilização de conteúdos ocorreu de forma digital", destaca a administração da cidade.

O sistema de ‘hotspot’ que controlará os acessos, está em conformidade com a Lei do Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/2014) e com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei nº 67/98), ou seja, todos os usuários deverão ser identificados.

O ‘Programa Campo Digital’ será executado pela Secretaria Municipal de Administração e supervisionado pela Secretaria Municipal de Educação, a qual previamente executará o cadastro dos beneficiários do programa, os quais receberão seu login e senha de acesso.

Os acessos serão liberados gradativamente, de acordo com a assinatura dos Termos de Responsabilidade. 

No caso dos beneficiários menores de idade, os Termos deverão ser assinados pelos pais ou responsáveis legais. Em síntese, o ‘Programa Municipal de Inclusão Digital “Campo Digital” tem como objetivo principal a inclusão de alunos e professores da rede pública de ensino, residentes no município de Nazareno, no universo da tecnologia, ampliando o acesso à pesquisa e informação.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...