Pular para o conteúdo principal

PESQUISA TRAZ AMPLO PERFIL DO COMÉRCIO E CONSUMIDOR EM TODAS REGIÕES DA CIDADE

Pesquisa do Perfil do Consumidor, traz o comércio em todas as regiões de Poços de Caldas. Feito pela Sedet,  o inusitado trabalho realiza detalhamentos importantes sobre a economia e a rotina de compras de produtos e serviços pela população

A Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, concluiu Pesquisa do Perfil do Consumidor, um apanhado de informações amplo e inusitado sobre a realidade comercial em todas as regiões de Poços de Caldas. 

O levantamento, feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), no período de 21 de junho a 25 de agosto de 2020, traz detalhamentos importantes sobre a economia e a rotina de consumo de produtos e serviços na cidade. 

Os dados, estratificados por faixa etária, gênero, estado civil, classe social, escolaridade etc., também trazem demandas por políticas públicas em todos os bairros.

Conforme informação da Sedet em breve será lançado um aplicativo, contendo centenas de questões atuais e ilustradas com gráfico explicativos, que será disponibilizado gratuitamente para consulta pela internet. Para uma melhor compreensão, o município estará representado em setores de comércio nas regiões do Centro, Centro Sul, Centro Leste, Sul, Leste e Oeste. Para acessar os dados on line sobre as características do consumidor, bastará clicar no mapa na área desejada e, de forma rápida e fácil, se terá acesso ao conteúdo desejado.

Diva Funchal, coordenadora de Fomento a Indústria da Sedet, esclarece que os dados disponíveis se destinam aos empresários e prestadores de serviços, locais e de outras cidades, para que possam planejar futuros investimentos em Poços. Ela cita, por exemplo, as informações importantes sobre o número de pessoas que moram por habitações. “Isso auxiliará o setor imobiliário a avaliar a realidade nas regiões e, a partir disso, definir qual projeto de construção civil é o ideal para cada bairro”.

Diva avalia, que a pesquisa de perfil do consumidor permite entender melhor o que acontece comercialmente em cada região, porque mostra inclusive as preferências dos moradores ao irem às compras e as formas de pagamentos mais utilizadas. Além disso, segundo a coordenadora, são citadas na pesquisa questões de políticas públicas como, por exemplo, a realização de feiras gastronômicas noturnas e de outros tipos. “Isso é atribuição e responsabilidade do Poder Público”, lembrou.

A pesquisa revela, ainda, os motivos pelos quais as pessoas contratam, as vezes, serviços ou compram produtos em outras cidades. Como também os veículos de comunicação e as redes sociais mais utilizadas pelo consumidor, quando na intenção de adquirir algum objeto ou serviço.

Universo da pesquisa mostra realidade de consumo em cada região
A Pesquisa do Perfil do Consumidor foi compilada de forma geral de informações e, também, com amostragens específicas por região, levando-se em conta a proporcionalidade demográfica de cada setor para a aplicação dos questionários.
Em breve será lançado o aplicativo, contendo centenas de questões atuais ilustradas com gráfico explicativos, que será disponibilizado gratuitamente para consulta pela internet

O universo total do levantamento contou com 667 pessoas pesquisadas em toda a cidade. Por faixa etária foram 76% de adultos, 17% infanto juvenil e 6% de entrevistados da melhor idade. Do total, 44% residem na zona Leste, 28% na Oeste, 19% no Centro e 10% na região Sul. Entre eles, 53% são casados, 31% solteiros e 8% vivem em união estável. Quanto a classe social eles são: 41% (alta), 39% (média) e 20% (baixa). Possuem o ensino médio completo 94%. Moram sozinhos ou com mais uma pessoa 38% dos entrevistados.

Sul – Participaram do levantamento, 99,7% de adultos, 79% de mulheres e 21% de homens. Nesta região 51% se declararam casados, 39% solteiros e 9% em relação estável. O extrato social observado é de 72% na classe média e 28% (baixa). Ainda, 69% têm o ensino médio completo. Moram na mesma residência duas ou três pessoas (60%).

Leste – Neste setor a pesquisa é formada por 88% de adultos, sendo 69% do sexo feminino e 30% do masculino. Desses, 51% são casados, 38% solteiros e 6% mantêm união estável. As classes sociais estão assim representadas: 77% (média), 19% (baixa) e 4% (alta). O ensino médio foi concluído por 53%. Moram em duas ou três pessoas na mesma residência (61%).

Centro – O levantamento contou com a participação de 92% de adultos, sendo 7% na melhor idade. Os habitantes são 59% do sexo feminino e 39% do masculino. Eles são 50% casados, 28% solteiros e 13% divorciados. Economicamente, eles se declaram das classes: 73% (média) 16% (baixa) e 11% (alta). Do total, 69% possuem o ensino médio completo. Moram na mesma residência duas ou três pessoas (62%).

Centro Sul – Possui faixa etária com 82% de adultos e 15% na melhor idade. Eles são 61% de mulheres e 39% homens. Casados são 51%, solteiros 28% e 7% mantém união estável. Socialmente esse grupo é representado por 76% (média), 19% (baixa) 5% (alta). Os com ensino médio completo são 70% dos entrevistados. Moram na mesma residência até quatro pessoas (96%).

Centro leste – Participaram da pesquisa 91% de adultos e 9% da melhor idade, com 43% de mulheres e 57% de homens. Desse total 57% são casado, 17% solteiros e 26% vivem em união estável. Socialmente o grupo se declara 78% (média), 13% (baixa) 9% (alta). Os com o ensino médio completo são 83%. Moram em duas até quatro pessoas na mesma residência (91%).

Oeste – Nesta região foram entrevistados 92% de adultos, 6% infanto juvenil e 2% da melhor idade, sendo 64% do sexo feminino e 36% do masculino. Desses, 57% são casados, 26% solteiros e 10% vivem em união estável. A classe social está representada por 76% (média), 16% (baixa) e 7% (alta). Com ensino médico completo são 67%. Moram em até três pessoas na mesma residência (64%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...