Pular para o conteúdo principal

POÇOS: CRIAÇÃO DO TERMINAL DE CARGAS MULTIMODAL NO D.I É TEMA DE ENCONTRO


Mais um encontro foi realizado, no último dia 13, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), para esclarecer detalhes sobre a implantação do Terminal de Cargas Multimodal (rodoferroviário) e do Porto Seco no Distrito Industrial (DI), de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O projeto tem por objetivo racionalizar o desembaraço de mercadorias, oferecendo melhor logística, custos operacionais mais baratos e, ainda, maior segurança para a circulação de produtos importados e exportados da região.

O secretário, Thiago Mariano, e técnicos da Sedet estiveram reunidos com Denis Salgado Figueira, diretor da Mantiqueira Logística, empresa de grande experiência nos modais terrestre, portuário e aeroportuário, que opera no DI em Poços desde junho de 2018. Participaram também do encontro, Diva Funchal, coordenadora de Fomento a Indústria e Comércio; e Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário, ambos da secretaria.

O encontro, convocado pelo secretário, Thiago Mariano, serviu para alinhar os objetivos do município na construção do terminal com a expertise da Mantiqueira Logística, que atualmente opera o Redex – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro e Exportação (Receita Federal) no município. O secretário esclarece que diversa informações estão sendo colhidas junto aos players do setor. 

“Inclusive já nos reunidos como a Cooxupé, a maior cooperativa do mundo exportadora de café, também com indústrias de minério e continuamos levantando demandas da região, com setores de grãos, carne etc. Existe uma janela de oportunidades e nós faremos todo possível para torná-la realidade”.

Thiago lembra, que com a implantação do terminal Poços de Caldas se tornará ainda mais competitiva na atração de indústrias, visto que tornará a logística mais atraente devido aos baixos custos do transporte ferroviário. O secretário destaca, ainda, que o município possui uma malha ferroviária em operação hoje que, no entanto, atende apenas a uma empresa. “Com a construção do terminal, toda a região se beneficiará de um transporte com custo muito menor e facilidades de escoamento da produção, avaliou.

Diva Funchal, acrescenta, que a área para a construção do Terminal de Cargas, no DI, já existe e está reservada para essa finalidade. 

De acordo com coordenadora, o governo de Minas Gerais apoia o projeto e as tratativas estão sendo feitas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Indi – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado. “No final de janeiro ou início de fevereiro, estaremos em Belo Horizonte para mais encontros de trabalho nesses órgãos”, anunciou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...