Pular para o conteúdo principal

PREFEITO DE SÃO TIAGO VISITA MINERADORAS DO GERMINAL E SINALIZA PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS


Pensando no desenvolvimento socioeconômico de São Tiago, nas Vertentes, o prefeito Alexandre Vivas visitou duas mineradoras no povoado do Germinal, a 30 quilômetros da sede São Tiago, na última quinta, 28. O Executivo pretende firmar parcerias com a iniciativa privada para fortalecer o setor da mineração e gerar emprego e renda para a população.

Acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores do Germinal, Marcos Antônio Faria, o Chico Anu, o prefeito se encontrou com a gerente de RH da AMG Brasil, Thaís Guedes. A funcionária comentou sobre as principais atividades da empresa e reiterou o compromisso da mineradora com a geração de empregos para a região.

“A empresa tem o interesse de desenvolver as comunidades onde ela atua. A AMG acredita nas parcerias público-privadas como ferramenta para crescer, melhorar a comunidade local. Por isso, mantemos o equilíbrio entre o número de funcionários que vêm de outros lugares com aqueles que são da região”, enfatiza Thaís.

A AMG tem 300 funcionários diretos e outros 300 terceirizados. Os principais minérios explorados são o tântalo, feldspato e espodumênio com mercado consumidor concentrado na China e em empresas de porcelanato do Brasil. Recentemente, a empresa anunciou a exploração de lítio, componente muito comum em dispositivos eletrônicos.

Granha
O prefeito Alexandre Vivas ainda conheceu as instalações da Granha Ligas. O gerente da empresa, Manoel Filgueira Soares, também expressou interesse numa parceria público-privada, instrumento que traz impactos positivos para a empresa e para a comunidade.

“Essas parcerias são importantes para enfrentarmos um mercado que passa por dificuldades desde o ano passado, principalmente com pandemia de coronavírus. Quando o poder público se une à iniciativa privada, conseguimos estabelecer trocas que beneficiam ambos os setores, público e privado”, enfatiza Soares.

Além do gerente, o engenheiro de Minas Sidney Orlando participou do encontro. Ele disse que o principal produto explorado pela Granha é o manganês. “Mas para que esse minério tenha mais valor de mercado, ele é beneficiado e transformado em ferroliga”, explica o engenheiro.

A Granha possui 49 funcionários diretos e outros 14 terceirizados. Os produtos gerados pela empresa são comercializados para o mercado interno e externo.

O prefeito Alexandre avalia como positiva a visita às mineradoras do Germinal. Para ele, a relação entre o poder público e a iniciativa privada é um ponto estratégico da Administração. Isso porque esse relacionamento alavanca a economia e, consequentemente, o campo social.

“A Prefeitura está de portas abertas para essas parcerias. Nossas estradas rurais, por exemplo, demandam muito cascalho para sua manutenção, o que pode ser cedido pelas mineradoras. Em contrapartida, temos maquinários que podem ajudar alguma dessas empresas. Com isso, todos ganham”, conclui o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...