Pular para o conteúdo principal

VARGINHA PRORROGA PARA 5 DE ABRIL O INÍCIO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Em reunião na tarde desta quarta-feira, 24, no salão do Inprev, ficou definido que o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de Varginha, no Sul de Minas, não será mais em março e sim dia 5 de abril. 

A decisão foi tomada em reunião que contou com as presenças do prefeito de Varginha, Vérdi Melo, dos secretários municipais de Governo Honorinho Ottoni, de Educação Gleicione Bagne de Souza e da Saúde Luiz Carlos Coelho, da encarregada da Vigilância Sanitária Nara Alvarenga e do procurador-geral do município Evandro dos Santos.

O principal motivo que levou ao adiamento das aulas presenciais é o fato de que em um universo de 34 escolas, algumas não conseguiram se adequar aso protocolos sanitários para receberem o alvará da Vigilância Sanitária e então reabrirem e receberem os estudantes.

A Vigilância Sanitária visitou todas as escolas em outubro, e baseada no Decreto 10.131/2020, criou um check list a ser cumprido, mas devido à burocratização envolvendo, por exemplo, situações como licitações, não foi possível cumprir com todos os itens.

Agora, as escolas ganham um novo prazo para cumprir as determinações da Vigilância Sanitária e obter o alvará sanitário.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, o cenário epidemiológico do carnaval ainda não foi constatado “pois estamos apenas oito dias após o carnaval e ainda temos ate o 14º dia para ver essa conta”. Para dar segurança a volta as aulas será feito um inquérito epidemiológico em que todos os profissionais da educação municipal farão o teste PCR antígeno rápido 40min que será realizado na véspera do retorno das aulas, após 7 dias e 14 dias após o início das aulas presenciais.

O prefeito Vérdi Melo reuniu com as diretoras das escolas municipais e Cemeis, quando falou da decisão de prorrogar a data de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Varginha. 

“Não era este o nosso desejo, havíamos nos programado para o mês de março, mas infelizmente surgiram alguns problemas de ordem técnica que nos fizeram rever a data de reinicio das aulas presencias”, destacou o prefeito que pediu a compreensão da população.

Vérdi ainda deixou claro que a rede particular de ensino poderá retomar com as aulas presenciais já no dia 02 de março, conforma previsto por Decreto anteriormente editado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...