Pular para o conteúdo principal

ZONA DA MATA E VERTENTES RECEBEM PRÓXIMA EDIÇÃO DO WEBNÁRIO DA AMM E SEBRAE


O próximo webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, acontecerá na próxima quinta-feira e será voltados aos prefeitos e prefeitas da região Zona da Mata e Vertentes , com o objetivo de apresentar o Sebrae e as ações da AMM, como parceiros dos municípios para a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. 

O encontro, que já está na sua quinta edição, faz parte das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre as entidades com ações planejadas para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

A transmissão será pelo canal do Youtube da Associação Mineira de Municípios (AMM). Clique aqui e acesse.

O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, secretários de desenvolvimento, vereadores, presidentes de câmaras municipais e demais lideranças e gestores locais.

Os participantes contarão com importantes palestras técnicas sobre desenvolvimento econômico local, instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, governança e planos de desenvolvimento, além da apresentação das ações do Guia do Prefeito Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora.

Na abertura, estarão presentes o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da AMM, Julvan Lacerda; e os gerentes das respectivas regionais do Sebrae.

O presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso, há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro para fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo.”

Julvan Lacerda reforça, ainda, a importância da união dos prefeitos mineiros neste momento importante para a recuperação da saúde dos mineiros e da economia do Estado. No evento, serão apresentadas as ferramentas da AMM (cursos do CQGP, portal do afiliado e Diário Online) como forma de auxiliar os municípios no desenvolvimento de ações para a eficiência na gestão pública.

Esta será a quarta edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, que irá percorrer todas as nove regionais do Sebrae no Estado, envolvendo, também, as microrregionais. 

O lançamento do webinário Prefeitos Empreendedores aconteceu no Triângulo Mineiro (28/01) e contou com a participação de centenas de gestores e servidores municipais, mostrando o sucesso da iniciativa das duas entidades, que focam em oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local. As regiões Noroeste, Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Sudoeste já receberam o evento.

Encontros
Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os encontros acontecem em um momento muito importante de retomada da economia, em que os pequenos negócios precisam de políticas públicas e um ambiente favorável para se recuperarem da crise. 

“Promover o potencial do desenvolvimento do município, respeitando suas vocações, sua identidade e valorizando suas riquezas é a chave para a retomada econômica e a geração de mais empregos e renda. O Sebrae possui o programa Cidade Empreendedora que contribui com o poder público para efetivar o desenvolvimento do município e região”, destaca.

Nos encontros, serão apresentadas e debatidas as ações trazidas no Guia do Prefeito Empreendedor, material elaborado pelo Sebrae Minas que reúne um conjunto de propostas construídas ao longo dos mais de 40 anos de atuação da entidade nos municípios. 

Nele, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores públicos encontram ações e informações que poderão auxiliá-los no desenvolvimento econômico dos municípios, geração de emprego e renda, e fortalecimento dos pequenos negócios locais.

Será lançado, ainda, o Cidade Empreendedora, programa de transformação econômica dos municípios, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. O programa é composto por 10 eixos e mais de 90 soluções voltadas para a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, educação empreendedora, inovação, instrumentos jurídicos, entre outras.

“É um projeto que oferece um conjunto de soluções aos municípios, fruto de parcerias do Sebrae com diversos órgãos e instituições. Queremos oferecer aos prefeitos e gestores públicos instrumentos e condições que favoreçam o desenvolvimento do território de forma ampla, em diversas esferas. O Sebrae MG está presente nos 853 municípios mineiros e esse projeto é um marco em nossa atuação em prol do desenvolvimento econômico”, destaca o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz.

Projeto Desenvolve Minas Gerais
O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, foram realizados os webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus.

Parceiros
O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Agenda de encontros “Webinários para os Novos Prefeitos Empreendedores”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...