Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO RECEBE R$8,9 MILHÕES EM INVESTIMENTOS E DÁ INÍCIO A PROJETO DE CIDADE INTELIGENTE

Parceria público-privada traz soluções em iluminação pública e telecomunicações

O prefeito Dr. Alisson Assis Carvalho assinou nesta sexta-feira, 12, na sede da secretaria municipal de educação, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio IP Brasil Campo Belo, constituído pelas empresas Selt Engenharia e Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia. Ao todo, cinco licitantes apresentaram suas propostas e concorreram à licitação para realizar projeto de Cidade Inteligente no município, seguindo as diretrizes dos estudos de viabilidade realizados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC Brasil.

Criado pelo Instituto, o arranjo da PPP de Cidade Inteligente consiste na união de diferentes objetos e serviços de infraestrutura urbana em uma única concessão administrativa. No caso de Campo Belo, o concessionário será responsável pela implantação, operação e manutenção do parque de iluminação pública e da infraestrutura de telecomunicações do município por 25 anos.

PPP de Cidade Inteligente
Assim como na maioria dos municípios brasileiros, o parque de iluminação pública de Campo Belo conta hoje com luminárias de vapor de sódio e vapor metálico. Com a implementação do projeto, 7.244 pontos de iluminação serão atualizados com luminárias de LED, que além de maior potencial de luminância, geram maior economia ao município.

Campo Belo receberá também uma nova infraestrutura de dados. Através de fibra óptica, 11 pontos de Wi-Fi público serão disponibilizados à população, além de 11 outros pontos de videomonitoramento, que ampliarão os recursos de segurança pública da cidade. De acordo com o IPGC Brasil, a implementação dessas duas soluções significa uma economia estimada em torno de 13 milhões de reais no gasto atual do município.

Economia para os cofres públicos
Segundo o gerente de projetos do IPGC Brasil, Luis Fernando Parma, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades foi responsável por toda a estruturação, estudo de viabilidade, modelagem licitatória e contratual e assessoramento contínuo do projeto, que possibilitará a captação de 8,9 milhões de reais de investimento para Campo Belo, com valor de contrato na casa dos 38 milhões.

Parma afirma ainda que a proposta vencedora apresentou um deságio de 28% sobre o valor de referência da modelagem feita pelo IPGC. Ou seja, a economia já prevista nos estudos foi ainda maior na proposta do Consórcio IP Brasil Campo Belo. 

“Quanto maior a competição na licitação, maior a economia para os cofres públicos, e isso foi visto na concorrência de Campo Belo. A competição demonstra a qualidade e credibilidade de nossos projetos, o que impacta diretamente no potencial de economia para os cofres públicos. Quem ganha com isso é a população Campo-Belense, que terá acesso a serviços públicos cada vez mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.

Pioneirismo no Sul de Minas
Com a assinatura do contrato, Campo Belo se junta a Carmo do Cajuru e Ouro Preto como as três primeiras cidades do Brasil a implementarem uma PPP de Cidade Inteligente, além de se tornar referência como pioneira no modelo no Sul de Minas.

A população campo-belense deve ver as mudanças nas ruas da cidade em breve. Entre o 3º e o 12º mês de contrato, o concessionário será responsável por toda a implantação, a começar pelo parque de Iluminação Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...