Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO: TAMANDUÁ FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE


Na tarde de hoje, terça-feira, 23, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), que se encontrava contido numa fazenda na zona rural do município.

No Brasil o animal está na lista de animais em risco de extinção, e requer atenção por parte de Todos. O tamanduá foi encontrado pelo morador da fazenda na tarde de ontem, sendo verificado que se encontrava debilitado e com muitas lesões pelo corpo, que podem ter sido originadas de disputa entre espécimes, ou ataque de outros animais, como cães.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelo sargento Evandro e cabo Wilton, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb de Lavras composta pelos tenente Ludgero e Sargento Denilson já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária UFLA, com os estagiários Larissa Calais Paiva, Roberto Kairala, Leticia Rufato, Tiago Pires e Mel Monteiro, coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Por parte da equipe da UFLA inicialmente constatou-se que o é um macho adulto, que se apresentava caquético, desidratado, muito apático e com lesões ulcerativas e diversas escoriações de pele, com larvas de mosca, isso já decorrente da infestação por alguns dias. 

Por exames de imagem, foi possível observar antigas fraturas de esterno e costela já consolidadas e também aumento cardíaco. Sendo assim, suspeita-se ser um animal velho. Dessa forma, devido à gravidade do caso, o prognóstico é reservado. 

O animal segue sob cuidados intensos no Ambulatório de Animais Selvagens da UFLA.


A Polícia de Meio Ambiente recomenda que quando se deparar com animais silvestres, lembre-se, não deve se aproximar deles, pois, os animais podem se sentir ameaçados e reagirem por ação instintiva. 

Dessa forma, deve se afastar, e acionar a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar um suporte adequado para a situação.

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil e de hoje e do futuroagradece.
Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil de hoje e do futuroagradece.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...