Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO: TAMANDUÁ FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE


Na tarde de hoje, terça-feira, 23, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), que se encontrava contido numa fazenda na zona rural do município.

No Brasil o animal está na lista de animais em risco de extinção, e requer atenção por parte de Todos. O tamanduá foi encontrado pelo morador da fazenda na tarde de ontem, sendo verificado que se encontrava debilitado e com muitas lesões pelo corpo, que podem ter sido originadas de disputa entre espécimes, ou ataque de outros animais, como cães.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelo sargento Evandro e cabo Wilton, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb de Lavras composta pelos tenente Ludgero e Sargento Denilson já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária UFLA, com os estagiários Larissa Calais Paiva, Roberto Kairala, Leticia Rufato, Tiago Pires e Mel Monteiro, coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Por parte da equipe da UFLA inicialmente constatou-se que o é um macho adulto, que se apresentava caquético, desidratado, muito apático e com lesões ulcerativas e diversas escoriações de pele, com larvas de mosca, isso já decorrente da infestação por alguns dias. 

Por exames de imagem, foi possível observar antigas fraturas de esterno e costela já consolidadas e também aumento cardíaco. Sendo assim, suspeita-se ser um animal velho. Dessa forma, devido à gravidade do caso, o prognóstico é reservado. 

O animal segue sob cuidados intensos no Ambulatório de Animais Selvagens da UFLA.


A Polícia de Meio Ambiente recomenda que quando se deparar com animais silvestres, lembre-se, não deve se aproximar deles, pois, os animais podem se sentir ameaçados e reagirem por ação instintiva. 

Dessa forma, deve se afastar, e acionar a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar um suporte adequado para a situação.

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil e de hoje e do futuroagradece.
Unknown disse…
Muito bacana. Tiro meu chapéu para vocês. Bom trabalho cuidar da nossa fauna. O Brasil de hoje e do futuroagradece.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...