Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE AGE RÁPIDO E RESGATA ANIMAL VÍTIMA DE MAUS TRATOS


O grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras recebeu informações relatando que uma cadela de pequeno porte havia sofrido várias lesões por agressões de sua proprietária e, posteriormente, teria sido jogada em um saco no caminhão de coleta de lixo, havendo testemunhas presenciais que confirmavam a situação, inclusive o companheiro da autora, o qual socorreu a cadela em um primeiro momento.

Assim, na manhã de hoje, quarta-feira, 10, uma equipe foi direcionada e obteve êxito no contato com a autora, a qual negou as afirmações, mas foi evasiva em explicar o que teria ocorrido para que o animal se lesionasse. Em análise prévia à cadela, notou-se um expressivo ferimento no globo ocular direito. 

Além do ato de maus tratos, na residência havia ainda um espécime de _Periquitão-Maracanã_ (Maritaca), animal este da fauna silvestre brasileira constante na lista (CITES), como espécies não necessariamente ameaçadas de extinção, mas cujo comércio deve ser controlado a fim de evitar usos incompatíveis com sua sobrevivência.

Como consequência, a conduta da autora configura o crime dos artigos 29 (ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização) e 32 (maus tratos a animais domésticos) da Lei 9605/1998, e responderá por tal prática na esfera penal, bem como infração administrativa estadual, sendo adotada as providências decorrentes.

Referente à cadela, após contatos, os militares obtiveram apoio do Parque Francisco de Assis, e a equipe daquela instituição recebeu o animal para tratamento, sendo avaliada previamente que infelizmente perderá o olho afetado.

A cidadania é uma prática que deve ser exercida em sua plenitude, e por meio de ações coletivas, deliberações participativas e democráticas se constrói um futuro melhor e ambientalmente mais equilibrado. Seja um cidadão participativo, ajude na construção de uma sociedade mais democrática, justa e preservacionista ambientalmente.

Para adoções de cães resgatados, doações e apoio, o Parque Francisco de Assis está localizado às margens da BR 265, km 341. É uma entidade sem fins lucrativos e mantido por voluntários. Seu propósito é de cuidar, oferecer abrigo e incentivar a adoção de animais abandonados. Demais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.parquefranciscodeassis.com.br

*Informações e imagens: Polícia de Meio Ambiente de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...