Pular para o conteúdo principal

UFLA É A 8ª FEDERAL DO PAÍS E A 2º DO ESTADO NO RANKING QUE CLASSIFICA AS MELHORES UNIVERSIDADES DE NAÇÕES EMERGENTES


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a 8ª melhor instituição federal brasileira de ensino superior, segundo o Emerging Economies University Rankings 2021 da revista britânica Times Higher Education (THE), e a 2ª entre as universidades mineiras.

Nesta edição, a UFLA obteve melhorias em quatro dos cinco critérios do ranking, sendo eles: Overall (geral); Citations (citações); International Outlook (perspectiva internacional); Research (pesquisa) e Teaching (ensino). A UFLA se manteve na faixa 301-350, no total de 606 universidades de 48 países (na edição anterior eram 533 universidades e 47 países).

The Times Higher Education World University Rankings avalia as universidades de pesquisa intensiva em todas as suas missões principais. O Emerging Economies University Rankings usa os mesmos indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas. Inclui apenas instituições em países ou regiões classificadas como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou “fronteira”.

De acordo com o diretor de relações internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun, a melhoria nos quatro indicadores é um reflexo do aumento de investimento financeiro nas ações de ensino e pesquisa, bem como, a manutenção em investimentos nas publicações em revistas internacionais de alto impacto, resultando no maior número de citações. 

Essas pesquisas contaram com uma maior participação de pesquisadores internacionais colaborando efetivamente nas publicações em revistas de alto impacto. Como resultado alcança-se uma maior visibilidade da UFLA no âmbito internacional, refletindo numa melhor reputação da instituição no mundo acadêmico.

“Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano e do aumento do número de instituições de ensino participantes, a UFLA mantém a sua classificação no ranking e continua como a segunda melhor em Minas Gerais. Vale ressaltar que, apesar da manutenção da classificação, a UFLA melhorou em 4 dos 5 critérios avaliados. Além disso, é possível verificar que a Política de Internacionalização alinhada ao PDI segue contribuindo para essa melhoria”, comenta Chalfun.

Indicadores de desempenho

Ensino (ambiente de aprendizagem) - 30%

  • Pesquisa de reputação: 15%
  • Proporção de funcionários para alunos: 4,5%
  • Proporção de doutorado para bacharelado: 2,25%
  • Proporção de doutorado / equipe acadêmica: 6%
  • Renda institucional: 2,25%

A Pesquisa de Reputação Acadêmica, que sustenta esta categoria, foi realizada entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Ela examinou o prestígio percebido das instituições no ensino.

Pesquisa (volume, receita e reputação) - 30%

  • Pesquisa de reputação: 18%
  • Renda de pesquisa: 6%
  • Produtividade da pesquisa: 6% 

O indicador mais proeminente nesta categoria analisa a reputação de uma universidade de excelência em pesquisa entre seus pares.

Citações (influência da pesquisa) - 20%

As citações ajudam a mostrar o quanto cada universidade está contribuindo para a soma do conhecimento humano: elas dizem quais pesquisas se destacaram, foram escolhidas e desenvolvidas por outros acadêmicos e, o mais importante, foram compartilhadas em torno do acadêmico global.

Perspectiva internacional (funcionários, alunos, pesquisa) - 10%

  • Proporção de estudantes internacionais: 3,3%
  • Proporção de pessoal internacional: 3,3%
  • Colaboração internacional: 3,4%
A capacidade de uma universidade de atrair alunos de graduação, pós-graduação e professores de todo o planeta é a chave para seu sucesso no cenário mundial.

Renda da indústria (transferência de conhecimento) - 10%
A capacidade de uma universidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria tornou-se uma missão central da academia global contemporânea. Esta categoria busca capturar essa atividade de transferência de conhecimento, observando a receita de pesquisa que uma instituição obtém da indústria, comparada com o número de professores que ela emprega.

Exclusões
As universidades são excluídas dos Rankings de Universidades de Economias Emergentes se não lecionarem para alunos de graduação ou se sua produção de pesquisa totalizou menos de 1.000 artigos entre 2015 e 2019 (e um mínimo de 150 por ano). As universidades também podem ser excluídas se 80% ou mais de sua produção de pesquisa for exclusivamente em uma das 11 áreas temáticas.

*Por Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...