Pular para o conteúdo principal

VISITANTES ENALTECEM AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PROMOVIDAS PELO IP MINAS EM RIBEIRÃO DAS NEVES

Formação de mão de obra em eletricista de iluminação pública e doação de luminárias de alumínio à COOMARRIN são algumas das ações

O superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Amarildo Mascarenhas e o gerente de atendimento a pessoa jurídica da agência de Ribeirão das Neves, Marconi Felipe, além do secretário de Administração, Túlio Raposo e o secretário da Fazenda, Vitor Pereira, visitaram as instalações do IP Minas nessa quarta-feira, 17/03, e enalteceram as ações desenvolvidas pelo consórcio no município, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Uma dessas ações é a formação de mão de obra local, feita por meio de curso profissionalizante de eletricista de iluminação pública, que tem formado profissionais habilitados não só para atuarem no IP Minas, mas trabalharem de forma autônoma ou mesmo disputarem uma vaga disponível no mercado de trabalho.

Com duração de 30 dias, o curso oferece capacitação técnica em eletricidade e em segurança do trabalho, este último exigido para poder exercer a atividade. Ao concluir a qualificação, o participante recebe certificado e está apto para atuar na área. “Desde a primeira turma já formamos 40 profissionais, sendo que desses, chegamos a aproveitar cerca de 90% da mão de obra qualificada”, observa o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer.

Preocupada com a sustentabilidade e em dar o destino correto aos materiais descartados no processo de modernização da iluminação pública, o consórcio vem doando, desde de agosto de 2020, as antigas luminárias de alumínio para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN).

A cooperativa agrega 21 grupos familiares, que encontram na reciclagem sua única fonte de renda. “Poder contribuir com essas famílias em tempos difíceis, como na pandemia, é ainda mais gratificante”, destaca Jolimar. Por mês, estão sendo trocadas e doadas para a reciclagem cerca de 900 luminárias, ou seja, 1,8 tonelada de material. Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019.

Visitantes conhecem Centro de Controle Operacional
Durante a visita, o grupo também pode conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, como o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão, além da tecnologia do sistema para Smart City (Cidade Inteligente) e os benefícios que a iluminação de LED vem proporcionando para o município, principalmente na melhoria da segurança pública.

Foi enaltecida, ainda, a parceria estabelecida entre o IP Minas, o Município e a Caixa Econômica Federal de Ribeirão das Neves, que é agente financeiro das contas garantidoras do contrato com a prefeitura. 

Também foi abordada a importância do financiamento de R$ 15,5 milhões, viabilizado junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com recursos originados pelo Banco Europeu de Investimentos. 

O recurso é aplicado na continuidade do projeto de implantação de iluminação pública em LED em Ribeirão das Neves. A modernização de todo o parque deve ser finalizada até dezembro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...