Pular para o conteúdo principal

CIRURGIA CARDÍACA PERCUTÂNEA INÉDITA NO INTERIOR DE MINAS É REALIZADA COM SUCESSO NO VAZ MONTEIRO


No último dia 3 de abril, sábado, a equipe de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro, de Lavras, no Sul de Minas, realizou, com sucesso, um procedimento inédito no interior de Minas Gerais: a troca valvar do tipo Valve in Valve Mitral.

Aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cirurgia é feita em pacientes que já foram submetidos a cirurgia aberta para implante de prótese valvar mitral, mas nos quais a válvula passou a não funcionar adequadamente devido a desgaste, infecção ou trombose. 

O paciente atendido no Vaz Monteiro é de Lavras e havia sido operado em São Paulo em 2008, com implante de uma bioprótese mitral. 

Agora, transcorridos 13 anos, “a prótese estava com uma insuficiência grave” explica o coordenador do Departamento de Cardiologia do Vaz Monteiro, Marcos Cherem.

Entre as opções para o paciente estavam uma nova cirurgia tradicional aberta ou o implante de uma prótese Edwards Sapien por via percutânea (através de uma veia, sem necessidade de abertura da caixa torácica). 

O paciente optou pela segunda levando em consideração o menor desconforto, menor risco de infecções, sangramentos, arritmias e o menor tempo de internação (7 a 10 dias para cirurgias aberta, 1 a 2 dias para a cirurgia percutânea).

A cirurgia foi realizada por uma equipe multidisciplinar, formada pelo cardiologista Marcos Cherem, hemodinamicistas Jamil Abdalla Saad, Ari Mandil, Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e Thiago José de Assis, o anestesista Victor Bahia, cirurgião cardiovascular Vinicius Costa e ecocardiografista Leandro Boueri Ticle.

Todo o procedimento transcorreu sem intercorrências, com cerca de uma hora e trinta minutos de duração. O paciente recebeu alta hospitalar cerca de 24 horas após.

“É uma satisfação oferecermos a Lavras a possibilidade de tratamentos cardiológicos de alta tecnologia no Hospital Vaz Monteiro. Iniciamos nosso trabalho em intervenções cardiológicas cirúrgicas em 2009 e desde então já efetuamos mais de 10.000 procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com envolvimento de toda uma equipe de cardiologistas, hemodinamicistas, cirurgiões, anestesistas, enfermagem e com o suporte total da direção da instituição” afirmou Marcos Cherem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...