Pular para o conteúdo principal

INATEL INAUGURA NOVO CENTRO VOLTADO À SEGURANÇA CIBERNÉTICA E LANÇA EDITAL DE APOIO PARA EMPRESAS E INSTITUIÇÕES


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, inova mais uma vez e anuncia a criação do seu mais novo ambiente tecnológico, o Centro de Segurança Cibernética - CxSC Telecom. O anúncio foi feito durante o Inatel Cybersecurity Summit, evento online que reuniu na manhã do último dia 25 de março, grandes nomes do setor de Telecom para debater a importância da segurança da informação nas redes de comunicação. 

Com o foco de atuação no mercado, no governo e, principalmente, no cidadão, o CxSC Telecom buscará fortalecer a cultura voltada à Segurança Cibernética, tanto no Brasil como no mundo. O novo centro tem como missão desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços.

“Se conseguirmos levar ao mercado e ao governo tecnologias e suporte dentro da área de Segurança Cibernética estaremos cumprindo nossa missão, que também tem como foco conscientizar o cidadão de que essas ferramentas são vitais para que possamos ter o avanço das tecnologias nos próximos anos”, destacou o diretor da instituição, professor Carlos Nazareth Motta Marins, durante o lançamento.

Dentre as iniciativas do novo centro, estão previstos o desenvolvimento de processos, soluções, normatização, testes e certificações na área; estudos, relatórios e propostas de melhores práticas e protocolos de testes de segurança cibernética em dispositivos e redes de telecomunicações; apoio ao desenvolvimento de novas empresas voltadas ao segmento; além da promoção de cursos e capacitações sobre o tema.

De acordo com o professor Marcelo Marques, a criação do novo centro vem atender a uma das principais demandas da sociedade na atualidade. 

“As pessoas agora, mais do que nunca, se comunicam mais intensamente com as empresas em que trabalham, com as escolas, a comunicação homem máquina e entre dispositivos eletrônicos diversos chegam a estabelecer bilhões de conexões que devem garantir que os dados e as informações que trafegam pelas redes de telecomunicações não sejam alvo de ataques cibernéticos. Da mesma forma, as novas redes de comunicação como as redes 5G, que irão permitir um conjunto de novos serviços ao mercado e a toda sociedade, devem garantir que a transmissão aconteça dentro dos critérios e padrões de segurança mundiais definidos”, explica o professor que irá coordenar as ações do CxSC Telecom.

A diretora do Departamento de Políticas para Telecomunicações do MCom, Nathalia Almeida de Souza Lobo, que participou do lançamento, destacou que a iniciativa do Inatel é essencial nesse momento que o Brasil se prepara para a licitação do espectro do 5G e as operadoras se planejam para a implantação das redes de 5ª geração. 

“Um importante diferencial para o país em segurança cibernética é o trabalho em pesquisa e desenvolvimento e de capacitação tecnológica dos profissionais do setor. Um bom exemplo dessas atividades é o trabalho do Inatel. Nesse sentido, é muito bem- vinda a iniciativa da criação do Centro de Segurança Cibernética. Contamos com o Inatel para a adição das melhores práticas no país, junto com as melhores práticas internacionais”, enfatizou.
Chamada de Apoio

Para consolidação do Centro de Segurança Cibernética e viabilização de todas as ações propostas, o Inatel busca o apoio financeiro e institucional de empresas públicas e privadas, associações, entidades governamentais nas esferas municipal, estadual ou federal, com a garantia da seriedade e compromisso sempre presentes nas iniciativas do Instituto.

“O Centro é uma iniciativa do Inatel, mas tem a proposta de trazer o maior número de parceiros possíveis, para que possamos desenvolver uma iniciativa conjunta. A proposta é de que ele seja de todo o mercado, da sociedade, do governo e de todos os agentes que fazem parte da nossa sociedade de tecnologia de informação e comunicação. Para isso precisamos de apoio econômico, financeiro e institucional de empresas e de entidades públicas e privadas que possam se associar e consequentemente levar à frente esse projeto, que temos certeza que será um empreendimento de bastante sucesso”, ressaltou o diretor.

As empresas, instituições e demais entidades interessadas em apoiar o desenvolvimento do CxSC Telecom Inatel devem entrar em contato com a instituição. As informações detalhadas estão no Edital. Clique para acessar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...