Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU GANHA NOVA SEDE EM SANTO ANTÔNIO DO AMPARO

Prefeito da cidade destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos nestes tempos de pandemia e destacou que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união"

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, Carlos Henrique Avelar (Caíque) e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Petrônio Campos Resende, inauguraram na manhã de hoje, sexta-feira, dia 23, a nova sede da Base Descentralizada do SAMU/192 na cidade.

Localizada ao lado da sede do CISMARG, a nova base vai oferecer melhores condições operacionais e de atendimento ao SAMU de Santo Antônio do Amparo, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), composto por 53 municípios.

Prefeito Carlos Henrique Avelar

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Henrique Avelar falou da preocupação com a situação da pandemia de Covid-19 e destacou que está é a primeira obra concluída pela sua gestão. Ele também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SAMU no atendimento e cuidado com a população.

"Está é a nossa primeira inauguração. Nossa primeira obra concluída. Nossa gestão começa a caminhar. Nosso lema é salvar vidas. São profissionais que se dedicam com muito amor. Isso agrega valor." O prefeito destacou ainda que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união. Estamos realizando o sonho de muitos".

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Petrônio Resende, destacou a importância desta obra para a cidade. "É uma grande satisfação proporcionar uma nova sede da base para o SAMU. É um sonho nosso e de toda região, que se tornou realidade. É uma base que vai trazer mais conforto para os profissionais e melhorar a qualidade do atendimento", afirmou.

Vice-prefeito e secretário de Saúde Petrônio Resende e o prefeito Carlos Henrique Avelar

Presente a solenidade, o prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (CISMARG), disse que "é uma honra estar como presidente do Consórcio. Parabenizo o prefeito Caíque pela dedicação e trabalho".

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou a importância das parcerias com os municípios para a prestação do serviço. "A gente se sente muito feliz de trabalhar num projeto desses. Está articulação é necessária para o andamento deste serviço", afirmou.


Estiveram presentes a solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, Olívio José Teixeira, presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí; José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste; Dárcio Abud Lemos, gerente administrativo do SAMU/192; Tamara Lesse, gerente de enfermagem do CIS-URG Oeste; Arthur Medeiros, coordenador de frota do CIS-URG Oeste; Rodrigo de Moraes Lamounier, presidente do CISMARG; Pierri de Morais Barbosa, secretário executivo do CISMARG, Antônio Pedro Dutra, presidente do Hospital Regional São Sebastião (HRSS; Josiane Maria, diretora do HRSS; Sebastião Rinaldo do Nascimento, secretário municipal de Obras; Audirene de Lourdes Garcia Santos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; cerimonialista e secretária municipal de Assistência Social, Gleyce Maria; tenente Amauri José Sandi, comandante do Pelotão da PMMG em Santo Antônio do Amparo; Edson Monteiro de Paula, responsável pela Casa Cultura Antônio Carlos de Carvalho e demais presentes. 

Vereadores Baiano e Marcos DVD

Também estiveram presentes os vereadores Marcos DVD e Alexandre de Paula (Baiano do Inácio).

Estrutura SAMU/192 CIS-URG Oeste
A Central de Regulação das Urgências do SAMU, está implantada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado e atende 1.266.025 habitantes de toda área de abrangência do serviço. Os atendimentos se estenderão aos 53 municípios que hoje fazem parte do Consórcio.

O SAMU é uma organização de suporte avançado na Saúde de toda região e conta com uma Rede Resposta Hospitalar, ou seja, hospitais que foram selecionados a fim de garantir assistência adequada aos pacientes.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns Caíque, Petrônio e equipe. Sucesso!!!
Carlos disse…
muito bom

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...