Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG IMPLANTA SISTEMA REGENERATIVO URBANO EM VARGINHA

O SRU Varginha está implantado em uma área de 7.200 m2 no Campus da UNIFAL-MG em Varginha

Uma ação envolvendo docentes, discentes, técnicos e parceiros institucionais externos, prepara uma grande intervenção socioecológica no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) de Varginha, no Sul de Minas. Essa ação transformativa, intitulada “Cultivando Sistemas Regenerativos Urbanos da UNIFAL-MG” (SRU Varginha), prevê a implementação de um sistema regenerativo com aproximadamente 7.200 m2 de área, uma floresta comestível com 800 unidades de plantas distribuídas em 120 espécies distintas, com alta capacidade nutricional e em sua maioria, raras no mercado tradicional.

O reitor Sandro Cerveira e o vice-reitor Alessandro Pereira participaram do plantio no SRU Varginha juntamente com o coordenador da ação Fabrício Casarejos

Ação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestado Pública e Sociedade (PPGPS) e arquitetada pela rede internacional Interdisciplinary Center for the Unknown – fostering global sustainability through imagination and futures studies (ICU). 

Aprovada pelo Conselho de Direção do Campus Varginha (Condir) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) em agosto do ano passado, a coordenação é dos professores Fabricio Casarejos e Everton Rodrigues da Silva, com apoio da professora Lora dos Anjos Rodrigues, todos do PPGPS, e objetiva proporcionar uma plataforma sistêmica e transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão voltada ao pensamento regenerativo à ciência da sustentabilidade.

A implementação do sistema regenerativo urbano da UNIFAL-MG, campus Varginha, foi realizada com base em uma estrutura operacional colaborativa que envolveu docentes, discentes, egressos, técnicos, colaboradores e pesquisadores e colaboradores da rede ICU, além da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG (CPMAS), da Prefeitura de Varginha, do Festival Solar de Alfenas e de membros da comunidade local e regional. 

“As ações em andamento e a serem realizadas incluem o engajamento da comunidade acadêmica, regional e local sobre os desafios postos pela sustentabilidade e crise climática”, explicou Fabrício Casarejos.

Os sistemas regenerativos urbanos (SRU), conforme explicou a coordenação do projeto, são sistemas socioecológicos inspirados nos preceitos essenciais da sustentabilidade, da permacultura e dos sistemas agroflorestais, tendo como princípio norteador as diversas dimensões de sua função social para o bem-estar comum. 

O projeto traz benefícios institucionais, socioculturais e ambientais, como regeneração da biodiversidade local, lazer, cultura, inspiração imagética, manutenção e controle de temperatura e umidade, redução da pegada institucional de carbono, além de distribuição de alimentos cultivados no local.

O Projeto Cultivando está organizado em 5 fases. O plantio ocorre a partir da quarta etapa e na última estão previstos o manejo e a implementação de melhorias, o enriquecimento da biodiversidade ecológica, estética e sensorial. As ações estão em contexto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).

Segundo Fabrício Casarejos, a promoção da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior pode e deve ser alcançada por meio da criação de programas acadêmicos de recorte determinado de forma a consolidar culturas transformativas e regenerativas intra e extramuros. 

“As Instituições de Ensino Superior que, pela sua vocação natural, promovem a sinergia ideal e espontânea entre docentes, discentes, funcionários e a sociedade, potencializando assim a imaginação e a elaboração de soluções inovadoras. Nelas, a busca da sustentabilidade societária é inerente à sua finalidade”, ressaltou.

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, participou do plantio inicial no SRU Varginha e destaca o entusiasmo e dedicação dos estudantes, professores, voluntários e das entidades parceiras na iniciativa. 

Para ele, o projeto tem uma visão de futuro para construção de um mundo comprometido com o desenvolvimento sustentável. “É uma alegria porque, para nós, a sustentabilidade não é apenas retórica, mas uma prática e consciência que estamos procurando implantar em todos os setores da universidade”, completou.

Sobre o apoio institucional às ações de sustentabilidade, o reitor defende o fortalecimento da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG (CPMAS) e a outras iniciativas na área. 

“Nossa universidade apoia ações que, como esta, visa concretizar aquilo que nós queremos e sonhamos enquanto objetivo de ser uma Universidade comprometida com a sustentabilidade, com a vida e com a saúde das pessoas”, concluiu o professor Sandro Amadeu Cerveira.

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...