Pular para o conteúdo principal

4ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA RECEBE MAIS DE 550 INSCRIÇÕES

Edição em formato online, programada para acontecer entre 17 e 20 de junho, com programação gratuita, transmitida ao vivo no site da mostra
Cena das filmagens de Nūhū yãgmū yõg hãm: essa terra é nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero

A 4ª Mostra de Cinema de Fama encerrou as inscrições de curtas metragens na última sexta, 21 de maio. Ao todo, foram 565 trabalhos inscritos, produzidos por realizadores e realizadoras de todo o Brasil. O resultado será divulgado até o dia 30 de maio de 2021 no site: www.mostrafama.com.br

Os filmes selecionados serão exibidos em uma das cinco mostras temáticas: Mostra Fama, de caráter competitivo para produções nacionais; Mostra Mineira, dedicada às produções mineiras inscritas; Novas Telas, exibirá curtas realizados ao longo da pandemia, focada em produções de até 5 minutos feitas com o celular; Internacional, com filmes estrangeiros convidados; e por fim, a Faminha, com produções dedicadas ao público infanto-juvenil.

O vencedor do primeiro lugar da Mostra Fama receberá o troféu Cardume, enquanto o segundo e o terceiro colocados receberão os troféus Peixe e Escama, respectivamente. Além disso, os vencedores terão a oportunidade de fazer parte do catálogo da plataforma Cardume por 1 mês e o primeiro colocado receberá a assinatura anual como premiação adicional.

A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro. Ela possui um extenso catálogo de filmes para exibição e ainda promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional.

Será premiado também o melhor filme da Mostra Mineira, selecionado pelo júri. Ele será exibido no Festifrance (Mostra Francesa de Cinema), que acontece desde 2015, fortalecendo a difusão e o intercambio do Brasil com a França.

Tema e homenageados
Com o tema Outros Interiores, esta quarta edição pretende trazer a atenção para os realizadores fora do eixo central. A ideia é lançar um olhar para outras regiões de Minas Gerais, em busca de uma produção pouco visível no cenário audiovisual nacional, porém muito produtiva e diversificada. Assim como incluir esses “interiores” no grande debate sobre a prática e o pensamento cinematográfico, da viabilização dos filmes à distribuição.

Serão homenageados os cineastas Sueli Maxakali e Isael Maxakali, com a exibição na noite de abertura do filme “Essa Terra é Nossa”, dirigido por eles e por Carolina Canguçu e Roberto Romero. Sueli e Isael usam o cinema como ferramenta de comunicação com os povos não indígenas, com o intuito de mostrar a riqueza de sua cultura e de tentar diminuir o preconceito existente. Maxakali é a denominação de um grupo indígena que habita três porções de terras descontínuas nos municípios de Machacalis, Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. Com essa homenagem a Mostra reforça a importância de seus interiores.

Noite de abertura
A abertura da Mostra está sendo preparada com atrações que vão encantar o público. Além da exibição do filme “Essa Terra é Nossa”, que conta a história da chegada dos brancos e a destruição causada nas terras indígenas, a apresentação da Orquestra de Câmara Sul Mineira, dirigida pelo maestro Ramon Moraes, tocará trilhas sonoras de clássicos do cinema nacional.

A Orquestra de Câmara Sul-Mineira (OCSM) foi fundada em 2019 pelo maestro Ramon Moraes para promover os movimentos de música orquestral no sul de Minas Gerais. Apostando num modelo versátil e moderno, a OCSM executa desde música popular brasileira e musicais da Broadway a composições sinfônicas de grandes nomes da música clássica.

Ramon Moraes é Doutor em música pela The University of Southern Mississippi e premiado internacionalmente como flautista e maestro. Sua formação inclui também cursos pela Juilliard School of Music, Berklee College of Music e The University of North Carolina at Chapel Hill.

Programação

17/06 - Quinta-feira

18h - Abertura da 4ª Mostra de Cinema de Fama com participação de convidados, personalidades e artistas. Apresentação da Orquestra de Câmara Sul Mineira, com trilhas sonoras de clássicos do cinema nacional.

19h30 - Roda de conversa sobre o filme homenageado “Essa Terra é nossa”

20h30 – Exibição do filme “Essa Terra é nossa”. Uma produção dirigida por Israel Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.

 

18/06 - Sexta-feira

10h - Roda de conversa "A produção mineira na pandemia", com Luana Melgaço, Marina Azze, Raquel Hallak, Daniela Fernandes, Aryanne Ribeiro e mediação de Charles.

14h - Painel "Trabalho pedagógico aliado ao cinema", com Patrick Moyses.

18h - Exibição de 5 filmes da Mostra Faminha, 10 filmes da Novas Telas e 2 filmes da Mostra Internacional.

 

19/06 - Sábado

10h – Roda de conversa sobre "O fazer cinema em MG", com Roberto de Matos, Shirley Krenak, Rodrigo Mikelino e Mediação de Lorena.

14h - Painel “Cinema, educação e práticas de cuidado na pandemia. Notas sobre ‘ano 2020’”, com o Coletivo Olhares (Im)Possíveis.

18h – Exibição de 8 filmes da Mostra Mineira, 6 filmes da Mostra Fama e 3 filmes da Mostra Internacional.


20/06 - Domingo| ENCERRAMENTO

18h - Exibição Mostra Fama – 6 filmes.

20h – Premiação, Agradecimentos e Encerramento

A Mostra de Cinema de Fama é uma realização da Gesto Produtora, desde de 2017 na cidade de Fama, sul de Minas Gerais, com exibições ao ar livre, às margens do Lago de Furnas. Este ano, será em formato online, devido à pandemia da Covid-19. O projeto conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, viabilizado por edital da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de MG e Governo Federal.

Serviço
4ª Mostra de Cinema de Fama: de 17 a 20 de junho de 2021.
Site:
www.mostrafama.com.br
Realização: Gesto Produtora
Contato: mostradecinemadefama@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...