Pular para o conteúdo principal

MP DE MINAS REESTRUTURA COMUNICAÇÃO INTEGRADA E CRIA TV E RÁDIO INSTITUCIONAIS

Procurador-geral Jarbas Soares Júnior

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, assinou nesta sexta-feira, dia 28 de maio, a Resolução PGJ nº 23/2021, que reestrutura a Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a Resolução PGJ nº 24/2021, que cria a TV e a Rádio da instituição.

A reestruturação da Comunicação Integrada da instituição foi desenvolvida pelo setor, pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) e a Administração Superior da instituição. A Asscom tem a finalidade de coordenar, planejar, promover e avaliar as atividades de comunicação interna e externa do MPMG e também de coordenar a Rádio e a TV institucionais.

Inácio Muzzi

O procurador-geral comentou que, agora no fim da carreira, chegou à conclusão de que a Comunicação tomou importância das demais atividades da instituição. De acordo com ele, nesse momento, está ocorrendo uma guerra psicológica difusa contra o Ministério Público, em que os erros são mais valorizados do que os acertos. Por isso, segundo ele, é necessário que instituição se organize melhor para se comunicar com seus diversos públicos.

Ele também comentou que a instituição tem cerca de mil promotores, três mil servidores e mil terceirizados trabalhando em todo o estado para servir a sociedade. “O MPMG está nas ruas, nos fóruns, nos tribunais do júri, atua junto com as polícias civil, militar e federal, defendendo os valores, a cidadania, os direitos da população”, disse.


Jarbas Soares esclareceu que a criação da Rádio e da TV foi um ato simbólico para dar início ao projeto. “Estamos colocando o carro na frente dos bois”, disse, explicando que haverá pouco investimento e que a meta é atingir um milhão de seguidores no canal da instituição no YouTube.

Coordenador-geral
Durante a solenidade, tomou posse como coordenador-geral da Asscom, o jornalista Inácio Muzzi, que é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas. Ele trabalhou por 30 anos em São Paulo e Brasília, foi editor da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, atuou por 20 anos em redações da mídia impressa, foi coordenador de Comunicação de ministros do governo Fernando Henrique Cardoso e dirigiu a CDN, em Brasília, uma das maiores empresas de comunicação do país.

O coordenador-geral da Asscom explicou a reestruturação da Comunicação do MPMG e a criação da Rádio e da TV da instituição decorrem de dois fatos concretos: a modernização dos meios de comunicação e o crescimento da demanda da sociedade pela atuação do Ministério Público.

Segundo o jornalista, a comunicação tem um papel fundamental para dar tranquilidade ao cidadão e foi a percepção dessa sensibilidade que levou à renovação do setor. Ele informou que a Asscom será baseada em três pilares: comunicação Integrada, estrutura flexível e foco no fluxo. Conforme ele detalhou, a integração possibilitará que as demandas dos membros e das unidades da instituição sejam tratadas como projetos, que serão observados em todo o espectro da comunicação. A flexibilização reflete a atenção do MPMG às tecnologias e às práticas. O fluxo da informação valoriza a comunicação interna e externa da instituição”, disse.

“A criação dos canais de Rádio e TV completam esse sistema de informação do MPMG. Eu posso dizer que estamos prontos para estreitar laços do MP com seus públicos essenciais que são a sociedade, a imprensa e público interno”, afirmou.

A Asscom será composta pelo Grupo Gestor de Comunicação Integrada (GCOM, pelo Centro de Cerimonial (CCER), pelo Centro de Jornalismo (CJOR), pelo Centro de Publicidade e Design Gráfico (CPDG), pelo Centro de Relações Públicas (CERP) e pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado em Comunicação (NUTEC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...