Pular para o conteúdo principal

PARCERIA COM A PREFEITURA, FARMÁCIA DA UNIFAL-MG RETOMA ATENDIMENTO AO PÚBLICO


A Farmácia Universitária (FarUni) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) retomou o atendimento ao público no último dia 26, após reforma estrutural no prédio. Esta nova fase marca a parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas para dispensação de medicamentos fornecidos pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), responsável por promover o acesso dos cidadãos a medicamentos necessários ao tratamento da maioria dos problemas de saúde da população e distribuídos em farmácias básicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os medicamentos encontrados na Farmácia Universitária estão aqueles prescritos para tratar hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemias, asma, além de outros problemas de saúde crônicos e agudos. “A dispensação e distribuição dos medicamentos é gratuita, sendo necessário apresentar prescrição válida e o Cartão SUS Municipal”, explica o professor Tiago Marques dos Reis, chefe da FarUni.

Segundo professor Tiago Reis, a expectativa é que nos próximos meses, a Farmácia Universitária também passe a produzir fitoterápicos e florais de Bach, os quais serão dispensados gratuitamente a públicos específicos como os usuários do SUS e discentes assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

Para a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, a retomada de atividades da FarUni é uma grande conquista para a saúde da população de Alfenas e região, bem como para a UNIFAL-MG e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas. 

“A Farmácia Universitária é considerada um serviço essencial e com o seu retorno continuará a desenvolver atividades nos âmbitos do ensino, extensão universitária e pesquisa. Os serviços oferecidos estão vinculados aos projetos de pesquisa e extensão aprovados pelos órgãos competentes, bem como às importantes parcerias com a Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Assistência Farmacêutica no município”, destaca.

A diretora salienta que a reabertura da Farmácia Universitária foi autorizada pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus da UNIFAL-MG e as atividades foram planejadas para acontecer de forma gradual e segura, conforme as recomendações dos órgãos de saúde competentes. 

“Tendo em vista que a Farmácia Universitária foi implantada em 1979 ainda como ‘Farmácia Escola’, completando 42 anos agora em abril, era realmente necessária uma grande reforma para atender às exigências atuais dos órgãos de vigilância em saúde e adequar suas atividades às novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia”, diz.

Com a proposta de otimizar os serviços ofertados pela FarUni, a equipe técnica também passou por treinamentos no mês de abril, nos quais foram abordadas palestras sobre autoconhecimento e assistência farmacêutica, com as especialistas Tamara Carvalho (projeto Sorria com a Alma) e Juliana Ávila (coordenadora de Assistência Farmacêutica de Alfenas).

Parceria que fortalece e amplia a assistência
A parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Alfenas, de acordo com o chefe da Farmácia Universitária, é peça-chave para a retomada do funcionamento da FarUni. 

“Há alguns anos, a Farmácia Universitária vinha tendo dificuldades em manter seu estoque de matérias-primas, insumos e medicamentos industrializadas pela falta de interesse de fornecedores em vender para o ente público quantidades limitadas desses itens, visto o fato de que a saída de produtos na Farmácia Universitária não é expressiva como nas grandes farmácias”, explica professor Tiago Reis.

O chefe da FarUni esclarece que a saída de produtos esbarrava em questões legais referentes ao comércio de produtos dentro de uma instituição pública e na morosidade intrínseca aos processos licitatórios de forma geral.

“Com a parceria firmada, ainda que a compra dos itens continue sendo realizada por um ente público que, nesse caso, é o município de Alfenas, há recursos federais, estaduais e municipais aprovisionados para o investimento em medicamentos e a quantidade adquirida, necessária para abastecer toda a rede municipal, é um atrativo a fornecedores”, argumenta, acrescentado: “Assim, a Farmácia Universitária consegue ter o medicamento e com isso proporcionar um cenário adequado para a prática da profissão farmacêutica, qualificando a formação oferecida no curso de Farmácia.”

A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas compartilha da opinião do professor Tiago. Segundo professora Sandra Oliveira, a parceria com o a prefeitura foi fundamental para o fortalecimento da Farmácia Universitária como um estabelecimento de saúde, em consonância com o SUS. 

“O município passa a contar com um serviço altamente qualificado para a dispensação dos medicamentos do componente básico de saúde e a população poderá ter acesso aos medicamentos essenciais com à necessária atenção do farmacêutico”, afirma.

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...