Pular para o conteúdo principal

SEBRAE MINAS LANÇA PROGRAMA 'CIDADE EMPREENDEDORA' PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS

Levantamento do Sebrae Minas mostra que 45% dos donos de pequenos negócios do estado estão desanimados com medidas das prefeituras para o enfrentamento da pandemia

Os donos de pequenos negócios em Minas Gerais não estão indiferentes às ações do poder público municipal de enfrentamento aos impactos da pandemia. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae Minas com 798 empresários entre fevereiro e março deste ano. Para 45% dos entrevistados, as iniciativas da prefeitura reduziam a confiança em relação ao futuro de suas atividades. Somente 25% disseram que as ações eram positivas e melhoravam a confiança nos negócios. A maioria dos empreendedores (70%) avaliaram que há pouca ou nenhuma coerência nas medidas adotadas pelo poder público local.

Para apoiar os municípios no seu desenvolvimento econômico e também no enfrentamento dos impactos da pandemia, o Sebrae Minas lança o programa Cidade Empreendedora. A iniciativa inclui mais de 100 soluções, organizadas em 10 eixos de atuação e voltadas para direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local. A adesão ao programa é feita por meio de contrato com duração de curto, médio ou longo prazos, dependendo das intervenções selecionadas.

Cada município escolhe as soluções de acordo com suas necessidades, particularidades e vocações. O Sebrae oferece todo o acompanhamento técnico na seleção e implementação dos trabalhos. “O desenvolvimento econômico já faz parte do escopo de trabalho do Sebrae, que atua em diversas frentes, sempre em parceria com os gestores públicos e lideranças locais, para fortalecer a cultura empreendedora e criar um ambiente favorável à expansão e ao fortalecimento dos pequenos negócios”, explica Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Políticas públicas e empreendedorismo
O Cidade Empreendedora facilita a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas vinculadas à abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do Sebrae Minas. As ações têm como foco a melhoria do ambiente de negócios, criação e fortalecimento de políticas públicas, o fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial.

O programa é direcionado a prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos, entidades empresariais, cooperativas, instituições financeiras, institutos de ciência e tecnologia, consórcios públicos, associações microrregionais, professores, empresários e lideranças locais.

Os interessados em conhecer e aderir ao programa podem procurar uma das 58 Agências de Atendimento do Sebrae em todo o estado. Mais informações pelo 0800 570 0800.

Município pioneiro
A previsão do Sebrae Minas é de que o programa Cidade Empreendedora seja implementado em mais de 20% do estado em 2021. Vários municípios, consórcios públicos e associações microrregionais já manifestaram interesse ou já formalizaram a parceria.

Tupaciguara, localizada na região do Triângulo Mineiro, foi o primeiro município mineiro que aderiu ao Cidade Empreendedora. A parceria com o Sebrae foi formalizada no dia 2 de março, data em que também foi inaugurada a Sala Mineira do Empreendedor no município.

 

Os 10 eixos do programa Cidade Empreendedora

 

1)  Gestão Municipal

Promove o engajamento, a qualificação e a capacitação dos gestores públicos, para trabalharem a agenda do desenvolvimento econômico do município, de acordo com as características e a dinâmica de cada território, visando a geração de emprego, renda, qualidade de vida e arrecadação. Esse eixo também atua com a abordagem de consórcios públicos, que viabilizam investimentos, iniciativas e a prestação de serviços com economia de escala, contribuindo com o desenvolvimento dos territórios.

 

2)  Lideranças Locais

Identifica, mobiliza e capacita as lideranças dos municípios, para trabalharem de forma integrada no planejamento das políticas de desenvolvimento, articulando iniciativas em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.

 

3)  Desburocratização

Proporciona agilidade no processo de abertura de empresas, emissão de alvarás, geração de empregos e oportunidades aos seus cidadãos. Oferece ferramentas e soluções para que o município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica e a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim).

 

4)  Sala do Empreendedor

Oferece a prestação de serviços aos empresários já estabelecidos ou potenciais, que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas. Pode reunir, em um único local, o atendimento que compete a diferentes órgãos do governo, agentes financeiros ou associações empresariais.

 

5)  Compras Governamentais

Estimula a participação dos pequenos negócios nas compras públicas municipais, proporcionando economicidade, fixação de renda local, geração de emprego e desenvolvimento econômico. 

 

6)  Empreendedorismo na Escola

Promove o empreendedorismo nas escolas, por meio da implementação de projetos de educação empreendedora, incentivando a capacitação dos educadores e gestores escolares e o protagonismo e a cidadania dos estudantes.

 

7)  Inclusão Produtiva

Estimula ações de inclusão produtiva econômica de populações em situação de vulnerabilidade social, gerando oportunidades de trabalho, renda e qualificação para aqueles que mais precisam.

 

8)  Marketing Territorial e Setores Econômicos

Inclui estratégias e soluções para o desenvolvimento do potencial de cada segmento econômico do território, como turismo, agricultura, indústria, comércio e serviços bem como as estratégias de posicionamento do território em âmbito regional, nacional e até mesmo internacional.

 

9)  Cooperativismo e Crédito

Estimula o cooperativismo, o associativismo e o acesso ao crédito para gerar desenvolvimento econômico, novos empregos, renda e arrecadação para o município.

 

10) Inovação e Sustentabilidade

Fomenta e acelera o desenvolvimento econômico por meio de ações de inovação, sustentabilidade e acesso aos serviços tecnológicos, promovendo a conexão com os atores que atuam no ecossistema e a sinergia nas cadeias de valor do território.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...