Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS ARQUIVA REPRESENTAÇÃO SOBRE O PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA EM LAVRAS

Corte de Contas determinou a atual prefeita e a secretária municipal de Educação que façam uma auditoria no programa

Conselheiro substituto Telmo Passareli, relator do processo

Na sessão da última quinta-feira, dia 20, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) julgou a representação feita pelo então prefeito Silas Costa Pereira em razão de supostas irregularidades que teriam ocorrido durante a gestão do seu antecessor, Marcos Cherem, no período de janeiro de 2013 a setembro de 2014. 

Na representação, formulada no ano de 2014 junto ao TCEMG, além de Marcos Cherem, são citados o então vice-prefeito Aristides Silva Filho e diversos secretários municipais à época.

A representação pedia a apuração do eventual desvio de parte dos 7.000 tablets adquiridos pelo município de Lavras para o programa Educação Conect@da, uma ação da administração de Marcos Cherem que visava conectar com internet todas as escolas da rede municipal de ensino e o fornecimento dos tablets para uso dos alunos.

Em seu voto, o relator do processo conselheiro substituto Telmo Passareli decidiu que "por todo o exposto na fundamentação, proponho, em relação a eventual irregularidade na aplicação de recursos federais do Piso da Atenção Básica, a extinção do feito, sem resolução de mérito, com fundamento no art. 71, § 3º, da Lei Orgânica, devendo ser encaminhada cópia desta decisão à Secretaria do TCU no Estado de Minas Gerais."

O conselheiro relator também votou pela exclusão do então vice-prefeito Aristides Silva da ação proposta. "Proponho, ainda, o acolhimento da preliminar de ilegitimidade passiva suscitada pelo Sr. Aristides Silva Filho."

Seguindo seu voto, o conselheiro substituto Telmo Passareli destacou que "em prejudicial de mérito, proponho o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva desta Corte, nos termos do art. 110-E c/c art. 110-F, inciso I, ambos da Lei Orgânica deste Tribunal. Quanto à pretensão de ressarcimento, proponho determinar às atuais prefeita e secretária municipal de educação que abram procedimento administrativo para apuração da destinação dos 7.000 tablets adquiridos pelo município de Lavras no âmbito do programa Educação Conect@da, a fim de verificar se os equipamentos foram efetivamente recebidos e ingressaram no patrimônio municipal, procedendo-se, diante de eventual constatação da má gestão de recursos e dano ao erário, à devida recomposição do erário a cargo dos responsáveis. A conclusão do referido procedimento administrativo deverá ser encaminhada a este Tribunal no prazo de 120 dias.

Finalizando, o relator concluiu que "por fim, proponho que seja encaminhada cópia desta decisão à Presidência desta Corte, tendo em vista o requerimento ministerial de realização de auditoria no programa Educação Conect@ada, desenvolvido pela secretaria municipal de educação de Lavras, para avaliação da efetividade da política pública específica de aliar tecnologia com educação."

"Cumpridos os dispositivos regimentais cabíveis à espécie, arquivem-se os autos", decidiu. Em seguida, o conselheiro Cláudio Couto Terrão, que havia pedido vista do processo, decidiu seguir o relator e assim votou: "Pelos fundamentos expostos, em prejudicial de mérito, acolho a proposta de voto quanto à ocorrência da prescrição da pretensão punitiva e reconheço, de ofício, também a prescrição da pretensão ressarcitória, ambas com fundamento no art. 110-E c/c o art. 110-F, I, e o art. 110-C, V, da Lei Orgânica, com a consequente extinção do processo com resolução de mérito, nos termos do art. 110-J da referida Lei. Determino, ainda, que seja o Parquet de Contas cientificado do teor desta decisão, para que, a seu juízo, avalie o cabimento de provocar o Ministério Público Estadual para adoção das providências pertinentes, com fulcro no inciso VI do art. 32 da Lei Orgânica. Intimem-se as partes do teor desta decisão. Promovidas as medidas legais cabíveis à espécie, arquivem-se os autos."

Sendo assim, os conselheiros pertencentes a Segunda Câmara do TCEMG seguiram o relator e decidiram por "em prejudicial de mérito, reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, nos termos da proposta de voto do Relator. Reconhecida, ainda, a prescrição da pretensão ressarcitória, nos termos do voto-vista do Conselheiro Claudio Terrão."

Com a decisão, será arquivada a representação feita pelo então prefeito Silas Costa Pereira, contra o seu antecessor Marcos Cherem e demais secretários municipais citados na ação, ficando os mesmos isentos de ressarcimento aos cofres públicos e punição. 

A prefeita Jussara Menicucci e a secretária municipal de Educação, Maria Helena Abreu Pereira, serão notificadas da decisão nos próximos dias e deverão proceder a auditoria no Programa Educação Conect@ada. 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...