Pular para o conteúdo principal

ADVOGADOS MINEIROS DEFENDEM MUDANÇA NA GESTÃO DA OAB/MG

Profissionais do Direito, dentre eles, o advogado mineiro André Leonardo, que já joi presidente da OAB de Pedro Leopoldo e Conselheiro Estadual da entidade, busca a renovação e destaca a importância da manutenção da democracia

Foram inúmeras tentativas na Primeira República do Brasil para a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Prova disso, é que três anteprojetos de lei foram apresentados, sendo o primeiro no dia 20 de agosto de 1880, por Saldanha Marinho e Batista Pereira, o segundo no ano de 1911, por Celso Bayma e o terceiro no ao de 1914, por Alfredo Pinto. Todavia, “um verdadeiro milagre”, assim descrito pelo desembargador André de Faria Pereira, desencadeou de vez o processo de instalação da OAB através de Getúlio Vargas, presidente que criou pelo Decreto nº 19.408, datado de 18 de novembro de 1930, a OAB. 

De lá para cá inúmeras vitórias foram conquistadas em prol da sociedade através dos operadores do Direito, conforme comenta o advogado André Leonardo Couto, uma das lideranças da OAB no Vetor Norte de Belo Horizonte, que possui escritório sediado em Pedro Leopoldo/MG e com atuação em todo o país. Ele aponta que a renovação da gestão se torna necessária para a manutenção da democracia dentro e fora da entidade.

Advogado André Leonardo Couto

De acordo com André Leonardo, a renovação na gestão da OAB/MG faz parte de um processo democrático para dar continuidade aos bons trabalhos em defesa dos operadores do direito, da advocacia e claro, de toda a sociedade. 

“É necessário que a chapa a ser construída tenha um líder que proporcione uma gestão ainda mais participativa na OAB em Minas, mostrando o seu protagonismo na defesa dos interesses legítimos da classe e da sociedade, por isso, aposto na renovação. A construção coletiva e a união devem ser o foco desta chapa, mediante um líder que mantenha o compromisso institucional em defesa da advocacia, da sociedade, da Justiça e do estado democrático de direito, sempre pautado pela independência, diálogo, pluralidade e da democracia interna. Ou seja, reforçando que visões diferentes e até mesmo as divergências políticas, que todos sabem que existem, ajudam no crescimento e, acima de tudo, no fortalecimento da instituição”, salienta.

Para André Leonardo Couto, a OAB tem suma importância para a sociedade e para os profissionais do Direito e a renovação na gestão contribui para o fortalecimento da entidade. 

“A ordem dá um direcionamento à classe de profissionais, como também, tem a finalidade de defender a Constituição, os Direitos Humanos e a Justiça Social. Ela é definida pelo Estatuto como um serviço público independente, com caráter jurídico e que atua de modo federativo. Além disso, ela preza pela celeridade judicial e aplicação das leis de forma justa. Ou seja, é a base norteadora dos profissionais do Direito desde a faculdade de Ciências Jurídicas. As gestões anteriores fizeram um excelente trabalho, mas novas ideias e projetos podem ajudar a fortalecer a nossa classe”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...