Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE PASSOS APROVA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE BRIGADISTAS PARA ATUAR COMO FISCAIS


A Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, aprovou projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura a contratar servidores, em caráter temporário, que vão atuar como fiscais brigadistas nas ações de fiscalização no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O projeto, votado pelos vereadores em caráter de urgência em duas extraordinárias, no dia 7 de junho, vem ao encontro de demandas apresentadas pela Câmara Municipal, que através da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19 indicou ao Executivo a necessidade de reforço da brigada.

Foram realizadas duas reuniões extraordinárias na discussão do projeto, que aconteceram no final da tarde logo após o término da 18ª reunião ordinária.

O projeto autoriza a contratação de 24 servidores para função temporária com vencimentos-base de R$ 1.650. A contratação se dará por processo seletivo simplificado, mediante realização de chamamento público emergencial. Os contratados realizarão a fiscalização das ações e restrições impostas pela União, Estado “e, principalmente pelo município, acompanhando o cumprimento das medidas de prevenção e contingenciamento em saúde do Covid-19 (...)”

Segundo exposição de motivos do Executivo, a contratação visa suprir “necessidade urgente e excepcional na área da saúde”. Depois de listar os números dramáticos da pandemia no município, o prefeito Diego Oliveira afirma no projeto que “tais dados, infelizmente, colocam nosso município em posição bem superior à medida nacional no tocante ao avanço da doença (...)”.

O vereador Michael Silveira (Progressistas), vice-presidente da Câmara, disse que o projeto é de grande importância, que a Câmara vinha cobrando essa iniciativa do Executivo. “Fico feliz de ver a Casar estar votando e atendendo toda a população”.

O vereador Maurício Silva (PSL), o Maurício da Cemig, agradeceu o plenário pelo aprovação, afirmando que é uma demanda da sociedade. “Desde janeiro a sociedade vem nos cobrando mais fiscalização e agora a gente dá um passo importante com a contratação dos brigadistas para nos ajudar”, afirmou, rendendo homenagens à vereadora Gilmara, que segundo ele tem se esforçado muito na questão como presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento.

A vereadora Gilmara Oliveira (PDT) definiu que “esse projeto é muito importante porque nós sabemos que a principal medida que hoje nós temos é o isolamento social. E a brigada vem para fiscalizar justamente isso. O projeto vem concretizar as ações que foram iniciadas e que a Frente Parlamentar abraçou e cobrou firmemente o Executivo para que apresentasse esse projeto”.

O presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD), destacou a importância do trabalho das comissões da Câmara, que agilizaram os pareceres , ressaltando que todos os vereadores estiveram empenhados em numa tramitação célere.

Portal vacinômetro
Também em dois turnos, nas reuniões extraordinárias de segunda-feira, a Câmara Municipal de Passos aprovou projeto de lei de autoria do vereador Luis Carlos do Souto Júnior (DEM), o Dentinho, que “Institui o Portal Vacinômetro do Covid19”. O objetivo da ideia, segundo o vereador, “é uma ferramenta digital que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas (...)”.

Entre outras informações, o Portal a ser instituído pela Prefeitura deve exibir número e nome de vacinas recebidas, quantidade aplicadas no dia, devendo a atualização ocorrer diariamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...