Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA A TRANS MARCELA PORTO: ELA É CARRETEIRA, OPERADORA DE MÁQUINAS PESADAS E EMPRESÁRIA

"Nós, pessoas trans, podemos estar onde quisermos", disse a empresária e universitária


Nascida em Campos dos Goytacazes, Marcela Porto até tentou até a carreira artística, foi musa da Inocentes de Belford Roxo e capa de revista, mas dirigir caminhões sempre fez parte de sua vida e ficou em primeiro plano. Agora, a mulher trans é carreteira e dona de uma transportadora de minérios com 10 funcionários.

"Dirijo caminhão desde os 12 anos. Sou de uma família de caminhoneiro. Meu pai era um dos melhores carreteiro de Campos dos Goytacazes e meus irmãos mais velhos todos dirigem também. Nós temos diesel na veia ", brinca. 

Recentemente, ela conseguiu a habilitação categoria E (permissão para dirigir veículos acoplados ou articulados). Marcela também é dona da MS Minérios, empresa de transporte de minérios, que conta com 8 caminhões e uma retroescavadeira sediada em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Apesar de desempenhar uma ocupação geralmente exercida por homens, Marcela diz que não causa estranheza em seus clientes, nem é vítima de transfobia no trabalho. 

"Sofri na transição. Hoje acho que muita gente nem desconfia, se sabe, não falam", conta. 

Marcela gosta de estar bem vestida e sensual, mas durante o trabalho, ela usa uniforme e não gosta de usar acessórios que chamem a atenção. 

"Arrumada sempre, porém sem decotes ou shortinhos ou mini saia. Uso camiseta da firma, afinal eu tenho que ser a garota propaganda da minha empresa. Também não curto chamar atenção em ambiente de trabalho, procuro ser a mais discreta", pontua a mas nova carreteira , que dispensa o salto alto durante o expediente.

"No trabalho nunca, porque como eu iria manejar uma retroescavadeira ou uma carreta de Salto, mas adoro um salto no final de semana, esporadicamente em um jantar". 

A trajetória profissional de Marcela é diferente da maioria das mulheres trans. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% desse público é obrigado a recorrer à prostituição para se sustentar. Apesar dos obstáculos, Marcela diz que é preciso ir atrás dos objetivos. 

"Nós, pessoas trans, podemos estar onde quisermos e ser o que quisermos, basta acreditar e não deixa que nada nem ninguém destrua nossa autoestima", aconselha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...