Pular para o conteúdo principal

DESBRAVADORES TRILHAM CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Primeira dupla de caminheiros percorreu trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago em cinco dias. Eles testaram e aprovaram a estrutura e as belezas naturais

Os desbravadores dos “Caminhos de São Tiago” chegaram à cidade homônima ao circuito turístico no último dia 26. José Geraldo Pinto e Antônio Noronha percorreram a pé o trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago. O roteiro, no entanto, começa no distrito de Santa Rita do Ouro Preto, que os dois já trilharam em outro momento.

Ao longo de 230 quilômetros e cinco dias de caminhada, os amigos puderam conhecer e testar o circuito que tem previsão para ser inaugurado em julho, mês que coincide com o Ano de Jubileu de Santiago de Compostela, cidade espanhola que ambienta o caminho espiritual que serviu de inspiração para o roteiro mineiro.

Prefeito Alexandre Vivas e os caminheiros

Os amigos aprovaram o trajeto. “É um caminho fácil de percorrer, embora tenha bastante subidas e descidas. Mas ele é muito agradável, bem estruturado e deve ser feito mais devagar, para apreciar seu potencial. Acredito que irá ter um impacto muito positivo no turismo e, consequentemente, na economia local”, acentua o caminheiro José Geraldo, morador de Joselândia, cidade distante 40 quilômetros de Lafaiete.

Lua e Sol
Além da estrutura, José Geraldo não perdeu de vista os atrativos pelos Caminhos que cortam 11 cidades. “Como em Compostela, que já fiz quatro vezes, o roteiro mineiro é de peregrinação. Há muitas igrejas, fazendas, cachoeiras e a possibilidade de se deparar com animais silvestres como jacus, coelhos, seriemas, patos selvagens”, conta o turista.

José Geraldo e Noronha também optaram pela caminhada noturna, sob a transição do luar crescente para o cheio. “Realmente foi uma experiência diferente, já que nunca tínhamos caminhado à noite. Mas como havia a claridade natural da Lua, pudemos observar a natureza de uma outra perspectiva, que também nos encantou”, declara José Geraldo.

Para os primeiros caminheiros do roteiro, o trajeto tem lugar especial na bagagem de memórias. “É o caminho que marcou mais nossas vidas pela hospitalidade. Ele se tornou muito importante pelo apoio que recebemos das pessoas, por essa interação especial”, afirmam.

A ideia de percorrer os Caminhos de São Tiago surgiu por conta da pandemia. Sem poder trilhar o roteiro de Compostela, fechado para turistas, os dois decidiram fazer o caminho perto de casa, “mantendo todos os protocolos de segurança” para evitar contaminarem ou serem contaminados pelo coronavírus.

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...