Pular para o conteúdo principal

ESA COMPLETA 127 ANOS


No dia 28 de maio de 2021, a Escola de Sargentos das Armas Escola Sargento Max Wolf Filho (ESA) celebra seus 127 anos; destes, 71 em Três Corações, completados no início do mês. Em meio a tantos motivos para comemorar, a ESA realiza uma semana de atividades.

Durante a semana, houve formatura geral, competição de orientação, realização da Prova Invictus, palestra sobre a “História da ESA” e live da Banda de Música. Tais atividades comemorativas visaram o fortalecimento do espírito de corpo, pois a grande maioria envolveu toda a Escola, assim como reforçaram os valores e as missões militares e destacaram a importância da ESA nesse contexto.

Nesse clima de rememoração da história, ao ser perguntado sobre como é fazer parte dela, o veterano general de Exército Jarbas Bueno da Costa, eterno comandante e amigo da ESA, ressaltou que “É importante, é uma vida inteira que eu comecei a minha participação no Exército, então, eu sempre terei uma ligação muito profunda com essa Escola.”

Para o general de brigada Flavio Alvarenga Filho, comandante da Escola, comemorar esta data é “poder enaltecer a história da Escola que vem formando gerações e gerações de Sargentos de Carreira Combatentes da nossa Força Terrestre, sempre com profissionalismo, competência, seriedade e com foco nos valores e tradições que norteiam o Exército de Caxias”.

Histórico - Sediada em Três Corações, desde 1950, a Escola de Sargento das Armas foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial, por meio do Decreto Nº 7.888. Ela originou-se da Escola de Sargentos de 1894, fruto da necessidade de uma maior profissionalização nos Corpos de Tropa, ocupando inicialmente as instalações da antiga Escola Militar do Realengo (Rio de Janeiro).

A transferência da ESA, do Rio de Janeiro para Três Corações, iniciou-se no ano de 1949 e só foi concluída em 25 de maio de 1950, após ter ocupado as antigas instalações do 19º Regimento de Cavalaria. A primeira turma concluiu o Curso de Sargentos, em terras tricordianas, no dia 21 de dezembro de 1950.

A ESA tem por missão formar, anualmente, Sargentos Combatentes de Carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército Brasileiro; exercer o controle técnico-pedagógico do primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), realizado em Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE); conduzir o concurso de admissão aos CFGS de carreira, em conformidade com as instruções reguladoras específicas fixadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e contribuir para o aprimoramento da doutrina militar na área de sua competência.

2017 - No dia 17 de outubro de 2017, um novo capítulo na história da ESA começou a ser escrito, quando foi aprovado o Decreto n° 9.171, o qual autorizou o Exército a implantar o nível superior de tecnologia nos diversos Cursos de Formação de Sargentos (CFS).

Sendo assim, o Estado-Maior do Exército publicou a Portaria 504-EME, de 8 de dezembro de 2017, a qual aprova as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia.

A partir de então, a ESA passa a ter a missão de formar sargentos, habilitando-os para o exercício dos cargos das graduações de Terceiro- Sargento e Segundo-Sargento não aperfeiçoados, estabelecidos nos quadros de cargos (QC), em tempo de guerra ou de paz, diplomando-os, a partir de 2020, inclusive, com o grau acadêmico superior de tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...