Pular para o conteúdo principal

FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RETOMA ATIVIDADES REALIZANDO O 150º ENCONTRO EM FORMATO VIRTUAL


O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) foi criado via projeto de extensão pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 1999, pela professora Cláudia Ribeiro. Tem caráter informativo e propositivo e deve garantir o amplo e permanente debate democrático de ideias. 

O FSMEI é um espaço suprapartidário articulado por diversos órgãos, instituições, entidades e aberto à sociedade civil e ao debate público e democrático comprometido com a expansão e melhoria da Educação Infantil.

Inspirado pela música de Ivan Lins, ‘Cantoria’ que em um trecho diz: “Somos a arueira, madeira dura de se cortar, mesmo depois de morta, ela brota só pra desafiar. Somos a correnteza que começa num gotejar, mesmo que se represe, ela segue e vai transbordar o mar.”

Sendo assim, o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil não parou de gotejar durante o ano de 2020 e muito menos de girar seu Catavento, provocando, além de uma grande correnteza, brisa e ventos que acalentaram profissionais da Educação Infantil e provocaram tempestades de ação, reação e atitudes em favor das crianças, suas famílias e da Educação Infantil.

"Realizamos em 2020 o Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil composto por seis Fóruns Regionais – Zona da Mata, Região Metropolitana, Sul de Minas, Alto Jequitinhonha, Belo Horizonte. Foram sete encontros virtuais abordando vários temas pertinentes à Educação Infantil, passando pela convivência familiar, crianças e Educação Infantil nos tempos da pandemia que estamos vivendo e vivenciando, dentre tantos outros", destacam os organizadores do fórum.

Em 2021, o Comitê Gestor criou um canal no YouTube e, através deste canal, realizamos os encontros do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que retornaram em modo virtual. O 150º encontro aconteceu no dia 27 de Maio em uma conversa com profissionais da Educação Infantil de todo Brasil onde ‘Girando o Catavento: novos rumos nas resistências e no fortalecimento da Educação Infantil no Sul de Minas Gerais’ foi o tema que provocou várias questões e inquietações. 

A professora e coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, a professora integrante do Comitê Gestor do FSMEI, Ila Maria Silva de S. M. de Freitas e a professora do Departamento de Educação da UFLA, Carolina Alvarenga foram mediadoras desse encontro.

Com a força dos giros do Catavento que provoca desafios ao lidar com tempestades como a que estamos vivendo atualmente e que coloca profissionais da Educação, crianças e famílias numa constante interação. 

Foram 35 municípios, não só de Minas Gerais, atingidos pelos sopros e ventos da Educação Infantil, se fortalecendo como é forte nosso ‘gotejar’: Três Pontas, Guaxupé, São João Del Rey, Itamogi, Nepomuceno, Lavras, Alfenas, Paraguaçu, Campanha, Ribeirão Vermelho, Arcos, Formiga, São João da Mata, Três Corações, Juruaia, Campo Belo, Candeias, Fama, Vespasiano, Aguanil, São Pedro da União, Carmo da Cachoeira, Ilicinea, Carrancas, Santo Antônio do Amparo, Cabeceira Grande, São Francisco de Paula, Bom Sucesso, Machado, Ibaté, Poços de Caldas, Perdões, Sacramento, Santo Agostinho, Itapira.

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil estará reunido neste mês de junho para mais um encontro que acontecerá via YouTube no canal do Fórum e o município de Três Pontas, através da Secretaria de Educação e Unis serão as mediadoras desse encontro. No mês de agosto a condução será do município de Nepomuceno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...