Pular para o conteúdo principal

GUARDA MUNICIPAL DE MARIANA ADERE A CURSOS AMBIENTAIS IN-COMPANY PARA CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE FUNCIONÁRIOS

O objetivo é capacitar os funcionários da organização nos códigos ambientais do município

Por Adson Dutra, colaboração para Ambiental Mercantil, em São Paulo

Ciente da importância do treinamento in-company, a guarda municipal de Mariana, na região Central do Estado, contratou o treinamento em Fiscalização Ambiental. Os cursos in-company são promovidos pela Ambiental Mercantil, em parceria com uma conceituada empresa de ensino à distância, com mais de 15 anos de experiência neste segmento.

Os cursos in-company são destinados a corporações que desejam adotar medidas de aperfeiçoamento técnico e profissional aos trabalhadores e colaboradores em suas organizações. Segundo Bernardelli, a modalidade in-company oferece a possibilidade de ser uma formação feita sob medida para necessidades do cliente. É efetivada uma análise pela equipe coordenadora de forma que module linguagens, criação de materiais didáticos que melhor comuniquem as informações que precisam ser comunicadas.

O resultado apreendido é evidenciado por Ana Cristina, que contratou o treinamento em Fiscalização Ambiental para treinar 100 guardas municipais e solicitou que a formação fosse feita com base na legislação ambiental do município de Mariana.

A modalidade foi elaborada de forma personalizada. Definiu-se quatro turmas de 25 guardas civis. Ana Cristina, como contratante e chefe, também participou das aulas e concluiu um resultado favorável e proveitoso.

“Em relação ao curso gostei muito, o instrutor se inteirou da nossa legislação e isso ajudou muito, alguns de nós nunca tinham trabalhado a legislação. Recomendaria os cursos pelo trabalho sério e dedicado que foi apresentado,” conta sua experiência.

Geralmente os contratantes acompanham, participam e demonstram interesse em saber se o que adquiriram estava de acordo com as suas perspectivas.

“Eu tive uma grata surpresa ao conhecer o código ambiental de Mariana, que na minha visão, a partir da minha experiência com leis ambientais de cunho municipal, achei muito robusto, bem formulado. É interessante que no último curso estava presente uma pessoa do poder público municipal, e eu não sabia, e tinha sido um dos vereadores que havia trabalhado para que essa lei fosse aprovada,” afirma o professor Bernardelli.

Este investimento com retorno significativo evidenciado por Cristina atesta a qualidade do treinamento, ao passo que, os ministrantes irão adotar um modelo dinâmico de comunicação inclusivo de adequação de faixa-etárias, ou seja, de diferentes gerações de pessoas. Há uma percepção por parte dos instrutores em relação aos estilos de linguagens a serem usadas.

“Para a empresa é muito importante porque há proeminência de fazer esse alinhamento de expectativa. No caso de Mariana, a partir da aplicação de um curso eles já descobriram outra necessidade e já estão em tratativas para ampliar o treinamento em função disso,” exemplifica Bernardelli sobre a ministração bem sucedida para a Guarda Municipal de Mariana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...