Pular para o conteúdo principal

LAGOA SANTA REALIZA O SEU 1º FESTIVAL LITERÁRIO


Esta semana, Lagoa Santa entra para o seleto grupo de cidades que realizam festivais literários recheados de talentos e boas histórias. Entre os dias 25 e 27 de junho, acontecerá a 1ª edição do Festival Literário de Lagoa Santa, o FLI Lagoa, reunindo mais de 40 artistas em 24 ações artísticas e formativas virtuais e gratuitas, valorizando o protagonismo e representatividade regional. O evento é direcionado ao público infantil e suas famílias, contando também com atrações para jovens e adultos. Serão bate-papos, shows, contações de histórias, espetáculos e performances artísticas transmitidas ao vivo pelo Instagram e YouTube, além de oficinas em plataformas de videoconferência.

O Festival assume o formato virtual devido à pandemia, mas sem prejuízo para o seu potencial transformador. A idealizadora, organizadora e curadora do Festival, Alessandra Visentin, acredita que o evento irá estimular o desenvolvimento de outras iniciativas literárias e culturais em Lagoa Santa, como saraus, grupos de leitura, trocas de livros, oficinas de escrita e várias outras atividades, sendo porta de entrada para o fortalecimento e desenvolvimento do potencial artístico e criativo do município.

Ziraldo - autor, cartunista, dramaturgo, colunista e jornalista mineiro reconhecido mundialmente é o homenageado desta edição. O 1º FLI Lagoa nos convida a conhecer o trabalho de atores, contadores de histórias, mestres de cultura popular, escritores, ilustradores e músicos que residem em Lagoa Santa e região, e que estão em plena produção.

Programação imperdível
No Instagram @flilagoa você encontra fotos e descrições de todas as atrações e artistas participantes do Festival, além de uma programação exclusiva para o Instagram, com contações de histórias no IGTV. Lá você também encontra os links para se inscrever nas oficinas gratuitas que fazem parte da programação: Oficina de Ilustração, Oficina “Você sabe como nasce um livro?” e Oficina de Contação de Histórias.

O Festival está a todo vapor, trazendo shows infantis e de MPB, intervenções de palhaçaria e brincadeira, diversos espetáculos de Contação de Histórias e bate-papos com temas como “Saberes da Cultura Popular”, “Saberes da Cultura Local”, “A importância do livro e da leitura”, “Histórias em Quadrinho” e “Conhecendo Ziraldo”. As exibições acontecerão ao vivo no Canal do Youtube do FLI Lagoa, almejando a interação simultânea do público por meio do Chat. Inscrevendo-se no canal e ativando o sininho, é possível receber notificações de todas as lives.

Programação


DIA 25/06/2021 (sexta-feira)

11h00 - Abertura: “Crônicas de Maria Marilda e Histórias de Lagoa Santa”

13h00 - Contação de Histórias: “Kamishibai Brasil, Histórias na Palma da Mão”, com Sandra Lane e Vilmar de Oliveira

14h30 - Show do grupo Geleia e Gelatina

15h00 às 17h00 - Oficina de Ilustração com André Mazio

16h00 - Histórias com bate-papo, com Walkiria Garcia e Walda Leão

17h30 - Bate-papo com Autores, com Mariana Pimenta, Fernando Limoeiro e Mariana Sabino

19h00 - Show de Raul Mariano


DIA 26/06/2021 (sábado)

10h00 - Bate-papo com ilustradores, com Alves, Lélis e Carlo Tessandro

11h30 - Contação de Histórias: “Lá na rua onde eu morava”, com Alessandra Visentin e João de Ana

13h00 - “Saberes da Cultura Popular”, com Gercino Alves, Ádelia Carmo, Viviane Souza e Luan Moura

14h30 - Bate-papo: “Histórias em Quadrinhos”, com Piero Bagnariol e Alves

15h00 às 17h00 - Oficina “Você sabe como nasce um livro?”, com Paulo Fernandes

16h00 - Show com o grupo O Quintal da Guegué

17h30 - “Saberes da Cultura Local”, com Ana Clara Vivacqua, Marlon Penido e Paulo Cardinali

19h00 - Show de João de Ana


DIA 27/06/2021 (domingo)

10h00 - Contação de Histórias: “Histórias de Felicidades”, com Beatriz Myrrha e Cláudia Nicodemo

11h30 - Bate-papo “A importância do livro e da leitura”, com Rosana Mont’Alverne, Paulo Fernandes e Beatriz Myrrha 

13h00 - Curta FLICTS, com Mariana Jacques

14h30 - Contação de Histórias com Estela Costa Ferreira

14h30 - Bate-papo com autoras, com Janaína Starling, Sofia Fuscaldi e Maíra Matos

15h00 às 17h00 - Oficina de Contação de Histórias com Alessandra Visentin

16h00 - Bate-papo com autores negros, com Caral Fernandes, Madu Costa e Lenysson Cunha

17h30 - Bate-papo “Conhecendo Ziraldo”, com Juliana Valéria e Mariana Jacques

19h00 - Show de Philippe Lobo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...