Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS TEVE O SEGUNDO MELHOR SALDO DE EMPREGO NO ACUMULADO DE 2021

Serviço e indústria somaram mais da metade do saldo gerado pelos pequenos negócios mineiros nos quatro primeiros meses do ano

De janeiro a abril, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras acumularam um saldo de mais de 74 mil vagas com carteira assinada. O resultado colocou Minas Gerais na segunda posição entre os estados com melhores saldos de emprego, atrás apenas de São Paulo, que contabilizou cerca de 146 mil postos de trabalho. É o que aponta o levantamento feito pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o estudo, as micro e pequenas empresas mineiras foram responsáveis por 11% do saldo de empregos do país nos quatro primeiros meses do ano, que chegou a 678 mil vagas. “Mesmo o saldo de empregos das MPE mineiras, em abril, ter sido 59% menor que o mês anterior, ainda como reflexo da segunda onda da Covid-19, no acumulado de 2021, os pequenos negócios do estado têm alcançado resultados bem mais satisfatórios que de janeiro a abril de 2020, quando foi registrado o saldo de cerca de -57 mil empregos”, justifica a analista do Sebrae Minas Gabriela Martinez.

No acumulado de 2021, os setores de serviços e indústria foram os que obtiveram os melhores saldos de emprego, 25.784 vagas e 18.494 vagas, respectivamente. Logo depois vem o comércio com o saldo de 13.714 empregos e a construção civil com 11.978 postos de trabalho. Apesar de ter registrado o pior desempenho entre os setores, os pequenos negócios do agronegócio mantiveram o saldo de empregos positivo (4.387 vagas). “O período entre safras pode ter sido um dos motivos pelas MPE do agro não terem obtido um resultado melhor. Mas a expectativa é de recuperação nos próximos meses”, explica Martinez.

Diante deste cenário, as atividades que tiveram os melhores resultados no período foram: construção de edifício (4.463 vagas), transporte rodoviário de cargas, exceto produtos perigosos e mudanças (3.027 vagas), comércio varejista de produtos farmacêuticos (2.139 vagas), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.760 vagas) e serviços de contabilidade (1.559 vagas).

Em relação às regiões do estado, em que as MPE mais contrataram que demitiram, a Centro (21.501 vagas) e a Sul (10.972 vagas) tiveram os melhores desempenho no acumulado do ano. As regionais do Jequitinhonha e Mucuri (2.160 vagas) e o Norte de Minas (4.244 vagas) foram as que conseguiram os menores saldos.

Já no ranking das cinco cidades com os maiores saldos de empregos gerados pelas MPE do estado, entre janeiro e abril deste ano, estão: Belo Horizonte (7.336 mil vagas), Contagem (2.995 mil vagas), Uberlândia (2.578 mil vagas), Betim (1.679 mil vagas) e Uberaba (1.505 mil vagas). Por outro lado, Mariana (-64 vagas), Itapagipe (-63 vagas), Perdigão (-43 vagas), Nova Era (-43 vagas), Jeceaba (-43 vagas) e Antônio Dias (-43 vagas) foram os municípios mineiros que registraram os piores saldos do período.

 

Click aqui e acesse o levantamento completo do Sebrae Minas com base nos dados do Caged.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...