Pular para o conteúdo principal

MP HOMENAGEIA RODRIGO PACHECO

Em seu pronunciamento, o presidente do Congresso Nacional, afirmou que recebia a homenagem mais importante da sua carreira político-jurídica

“O bom filho à casa torna”. Assim, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, iniciou o seu discurso, na solenidade de homenagem ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. A mensagem de abertura faz referência ao fato de o presidente do Senado ter estagiado no Ministério Público de Minas Gerais, em 1997, quando integrou a equipe do então promotor Gustavo Mansur Balsamão, hoje, procurador de Justiça.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2000, especializou-se em Direito Penal Econômico, pelo Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais (IBCCRIM), e atuou como advogado criminalista. 

Em 1997, foi estagiário do Ministério Público de Minas Gerais. Posteriormente, foi estagiar em escritório de advocacia e acabou tornando-se sócio em um escritório que atuou em processos como os do Mensalão. Pacheco desligou-se em 2016, foi defensor dativo da Justiça Federal, membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais (CCPC), auditor do Tribunal de Justiça Desportiva, além de professor universitário.

“Esta é uma das homenagens mais significativas da minha vida, com a presença de representantes da vida pública e da vida jurídica. Quero agradecer a cada uma das pessoas que contribuíram para a minha formação e, mesmo que indiretamente, me deram condições para realizar o sonho de criança, que era ser político. A advocacia é parte do caminho que me possibilitou chegar até aqui”, afirma o senador.


Ainda em seu pronunciamento, Rodrigo Pacheco relembrou quando integrava o MPMG, como estagiário. “Eu aprendi muito com o então promotor Gustavo Mansur Balsamão. Ele também foi uma pessoa muito importante, me ensinou a lógica jurídica, me ensinou a escrever peças processuais e me inspirava a ser promotor de Justiça. Eu não tinha pai advogado e ele, assim como o meu amigo André, diziam que eu deveria fazer concurso público. Mas eu resolvi tentar ser advogado e acabou dando certo”, enfatiza.

Homenagens
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o procurador Gustavo Balsamão entregaram a placa como registro da homenagem, com os dizeres: “O orgulho do Ministério Público do Estado de Minas Gerais pela participação em sua formação e o reconhecimento pelo respeito demonstrado às instituições do sistema de Justiça, fortalecendo-as".

A Associação Mineira do MP também prestou reverência com a entrega de outra placa. “Homenagem da Associação Mineira do Ministério Público ao senador Rodrigo Pacheco, primeiro representante da bancada mineira Presidente do Congresso Nacional do Brasil pós-Constituição de 1988”, trazia a mensagem.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou o perfil de mineiridade do presidente do Senado. 

“Ele jamais será levado ao confronto desnecessário. A conciliação é a vocação dos homens deste Estado. O MPMG se orgulha de ter feito parte da sua formação. Jogue água nas labaredas que querem consumir as garantias, a autonomia e as prerrogativas dadas pelo constituinte, às instituições do Estado. Há tempo para tudo, inclusive, para deliberar. As suas mãos são limpas, use-as. Não se acomode, mas também não se apresse. Nunca se esqueça dos caminhos percorridos. Confiamos em você ”, conclui.

Participaram da cerimônia
Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; Vice-Governador Paulo Brant; Senador Antônio Augusto Anastasia; Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Deputado Estadual Agostinho Patrus; Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares; Defensor Público Geral, Gério Patrocínio Soares; Presidente da Associação Nacional Dos Membros Do Ministério Público, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; Presidente da Associação Mineira do Ministério Público; Eneias Xavier Gomes; Vice-Presidente da AMMP, Larissa Rodrigues Amaral; Procurador de Justiça aposentado e Conselheiro do Conselho Curador do Memorial, Joaquim Cabral Neto; Procurador de Justiça Gustavo Mansur Balsamão; Secretário de Governo Igor Eto; Procurador-Geral da Justiça Militar Duarte; Presidente da Associação Mineira dos Magistrados, Desembargador Alberto Diniz Júnior; Vice-Presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral; Presidente da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Enéias Xavier Gomes.

Remotamente
Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...