Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE OFERECE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SEM CUSTO A TODA POPULAÇÃO

Unidade de Lavras oferece mais de 400 vagas em diversas áreas

Cada vez mais a qualificação é um diferencial no mercado de trabalho. Segundo pesquisa da Catho, cerca de 25% das candidaturas a vagas de emprego são descartadas pelos recrutadores pela falta de qualificações.

No Rede de Carreiras, a situação se repete: “As empresas entram na nossa plataforma de vagas de emprego já buscando pela qualificação profissional, que tem representado uma porta aberta para novas oportunidades, mais até do que a experiência. Isso se aplica a vagas de todos os níveis: os empregadores querem contar com profissionais preparados e que estejam atualizados em suas funções”, pontua a coordenadora do Rede de Carreiras, Ana Roberta Cruz.

Apesar disso, segundo o IBGE, apenas 2,4% da população opta pela qualificação, já que nem sempre é fácil encontrar opções de cursos que se adequem ao perfil desejado ou que sejam acessíveis. Por este motivo, o Senac oferece o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferta diversas vagas sem custo para os interessados em cursos de qualificação profissional em segmentos variados.

“O Senac é referência em ensino e aprimoramento profissional em diversos âmbitos, da Aprendizagem Profissional ao MBA. Por meio das nossas ofertas gratuitas, queremos impactar ainda mais pessoas com nossa expertise e levar conhecimento e novas oportunidades para quem não tinha essa opção no radar. Para isso, contamos sempre com uma equipe preparada e atualizada, além de uma infraestrutura de ponta para receber os interessados em dar esse passo na vida profissional”, ressalta o diretor do Senac em Lavras, Carlos Eduardo P. Pinto.

Ponto importante na jornada
O PSG é voltado para inclusão. Assim, todas as vagas são destinadas a pessoas cuja renda familiar bruta não ultrapasse dois salários mínimos. Em 2020, foram mais de 30 mil matrículas referentes ao programa em todo o estado.

Uma delas foi a de Stephania Pereira, de 22 anos. A jovem estava desempregada e viu no curso gratuito de Assistente de Recursos Humanos uma oportunidade de crescer na carreira. “Ao longo do curso, gostei muito da dinâmica das aulas, o que aumentou minha identificação com a área. Foi uma grande alegria quando, no último dia que finalizamos o curso, recebi a ligação dizendo que tinha sido aprovada em uma vaga. Hoje, trabalho há um ano em uma grande empresa do ramo alimentício da região e uso o que aprendi no meu dia a dia, atuando na área de RH”, conta a jovem, que, buscando se aperfeiçoar ainda mais, hoje faz um curso do Senac na área de logística.

Vagas abertas
Atualmente, a unidade do Senac em Lavras está com 446 vagas gratuitas abertas no programa, distribuídas em áreas como Comércio, Gestão, Saúde e Beleza. As oportunidades são para os cursos de Promotor de Vendas, Estoquista, Depilador, Maquiador, Cuidador Infantil, Consultoria de Imagem, Comprador, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo. Os cursos têm início entre os dias 12 de julho a 10 de outubro.

Os cursos serão ministrados em formato remoto ou presencial, sendo necessário verificar qual modalidade será aplicada ao realizar inscrição. Os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos do curso escolhido, além de anexar o documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade no momento da inscrição.

Inscrições e mais informações podem ser conferidas pelo site https://www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/.

Sobre o PSG
O PSG é fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008. Desde 2014, dois terços da Receita Líquida da instituição são convertidos nas ofertas gratuitas do programa de educação profissional inclusiva.

Sobre o Senac em Lavras
O Senac em Lavras é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Presente na região desde 2015, a unidade tem atuação próxima com a comunidade, com uma programação frequente de workshops e palestras. O Senac em Lavras possui infraestrutura completa, com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço
Inscrições abertas para cursos gratuitos no Senac em Lavras

Oferta de cursos: Promotor de Vendas, Estoquista, Depilador, Maquiador, Cuidador Infantil, Consultoria de Imagem, Comprador, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo.

Senac em Lavras:
Avenida Comandante Soares Jr, 68 - Lojas 1 a 5 - Arthur Bernardes
Informações no WhatsApp (35) 2142-1900

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...