Pular para o conteúdo principal

SENAC EM LAVRAS QUALIFICOU CERCA DE 1.500 PROFISSIONAIS À FRENTE DO ATENDIMENTO A PACIENTES COM COVID-19

Em parceria com os municípios, Senac promoveu mais de 200 treinamentos em todo o estado

Desde o início da pandemia, diversas práticas da área da saúde tiveram que ser transformadas e algumas inovações implementadas para adequação aos novos protocolos de prevenção e tratamento da Covid-19. Além disso, houve a necessidade de novas contratações de profissionais que tiveram que integrar equipes já instaladas nas unidades de atendimento à população.

O novo cenário e o desafio de preparar funcionários para otimizar o atendimento aos pacientes nesta nova rotina com segurança fizeram com que muitos municípios mineiros recorressem ao Senac.

O Senac é aliado no combate à pandemia e realizou, em parceria com os municípios, capacitações para mais de 5000 profissionais de saúde em todo estado entre 2020 e 2021. A unidade do Senac em Lavras ministrou treinamentos para cerca de 1500 participantes de 11 cidades. Um dos beneficiados foi a própria Prefeitura Municipal de Lavras.

Ao longo de 2020 e 2021, mais de 60 contratos firmados com os gestores municipais - cujas verbas são destinadas às cidades especificamente para o combate à pandemia - foram executados. As parcerias geraram 235 turmas, impactando 5.477 profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, além de funcionários das áreas administrativas.

A maioria dos treinamentos ocorreu de forma remota, com toda a infraestrutura já adaptada do Senac para o ensino não presencial.

Os participantes receberam conteúdos atualizados sobre a doença e seus respectivos protocolos. “Por meio da educação profissional, nesse caso voltada especificamente para os profissionais de saúde, atingimos positivamente a população, ajudando no combate à pandemia”, pontua o Gerente de Relacionamento do Senac, Daniel Pires.

Ainda segundo ele, é uma preocupação da instituição levar aos participantes um conteúdo com os protocolos que estão sendo praticados em todo estado, a fim de deixar as ações de saúde uniformes independente da região, o que é um dos desafios da área nesse período.

Cuidado 360º
Entre os temas dos workshops e palestras, estão habilidades técnicas do dia a dia e que são vitais para o bom funcionamento das unidades de saúde, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segurança no processo de triagem, higienização dos espaços e ferramentas de trabalho e técnicas de reanimação cardiopulmonar, treinamento para situações de emergência, entre outros.

Também foram abordados tópicos voltados às habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, tratamento ao público, atendimento humanizado e saúde mental dos próprios profissionais de saúde.

A imunização não ficou de fora e também foi tema de treinamento para os profissionais, que tiveram preparação sobre os imunizantes, formas de aplicação, diluição e aplicação de medicamentos.

A agente comunitária de saúde (ACS) da cidade de São José da Lapa (24km de Belo Horizonte) Adriana Breseno de Sousa participou do treinamento de Atendimento Humanizado no primeiro semestre de 2021 e aprovou a iniciativa. “Os treinamentos foram ministrados. Creio que ações deste tipo, como oferecer mais cursos e renovar o conhecimento que nós, agentes de saúde, possuímos, deveriam ser ainda mais difundidas. Isso é um grande passo para gerar mais oportunidades de mudança e aperfeiçoar o atendimento”, afirma, elogiando a metodologia de ensino.

Já, o secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, conta que, com a capacitação, os servidores da cidade puderam se inteirar de práticas de outras regiões do estado: “As capacitações foram ofertadas de forma on-line por instrutores que tiveram domínio do conteúdo e expuseram experiências de outros municípios, o que foi um diferencial. Ter momentos de qualificação e atualização como este empodera e traz mais segurança a nossa equipe, para o cuidado em saúde da população e da saúde dos próprios profissionais”, salienta.

Novas oportunidades de aprendizado
Segundo o Gerente de Relacionamento Daniel Pires, parcerias como essas, entre os municípios e o Senac para treinamentos, palestras e workshops, seguem sendo firmadas ao longo de 2021, tanto por novos interessados quanto por cidades que buscam repetir a experiência.

Para o secretário de Saúde de Ibitiúra de Minas, também no Sul de Minas, Gean Menossi, os treinamentos foram um sucesso, o que se notou pelo desempenho da cidade no combate a pandemia. “Trabalhamos muito para retardar a doença na nossa cidade, o que tem refletido nos boletins. Até pouco tempo éramos a única cidade da região a não registrar óbitos. Temos continuado com o trabalho duro, pensando em novas oportunidades de atualização para prestar o melhor serviço e sabemos que podemos contar com o Senac.”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...