Pular para o conteúdo principal

SESC DRAMATURGIAS 2021 OFERECE OFICINAS GRATUITAS

Projeto completa 23 anos e segue na promoção e incentivo ao teatro e ao intercâmbio artístico e cultural

Na pandemia, os espaços culturais, que vivem dos encontros, tiveram as portas fechadas. Ao mesmo tempo, a arte perdura como fonte de esperança e alento. Por isso é tão importante continuar possibilitando a produção cultural e incentivando a formação, experimentação e o intercâmbio artístico. Neste cenário, o projeto Sesc Dramaturgias abre as inscrições para oficinas online e gratuitas voltadas para as artes cênicas.

Desta vez, as unidades do Sesc em Minas de Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros vão oferecer oficinas de Dramaturgia da Produção, da Dança, e da Encenação, respectivamente. As inscrições estão abertas, até o dia 21 de junho, para todos os interessados, mesmo que não estejam nas cidades que estão ofertando as oficinas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PANDEMIA E O SESC DRAMATURGIAS
A pesquisa de “Conjuntura do Setor de Economia Criativa – Efeitos da Crise da Covid-19”, conduzida no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, mostrou sérios impactos no mercado e queda do faturamento. Houve ainda uma redução média de 43,9% do volume mensal de produção das atividades durante o período de confinamento - tendo como referência a produção dessas atividades calculadas para o ano de 2019.

Nessa conjuntura, o projeto Sesc Dramaturgias segue com o compromisso de estimular a leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo e, ainda, fomentar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e formadores de opinião.

 

PROGRAMAÇÃO DO SESC DRAMATURGIAS

 

  • Dramaturgia da Produção

Oficina: Diálogos de produção, com Cynthia Margareth (São Paulo/SP)

Sinopse: a oficina estimulará o diálogo entre produção criativa e colaborativa, com o intuito de provocar reflexões sobre a produção cultural e o fortalecimento de redes como ferramenta, que contribui para a necessidade de reinventar maneiras de agir e pensar cultura nesse período de pandemia em que as ações são prioritariamente digitais.

Datas: 12 a 16 de julho, das 19h às 22h; e 17 de julho, das 13h às 18h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Teams

Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=L5t-OhVC_kuyUTU-PMFxQy_6Id1idb5GpX1uGN2w27RUMlVKODgyMVJFNFlPVTc3SUgxUzhPOVhTOC4u

 

Informações: (35)2101-8950 ou (35)2101-8995

 

  • Dramaturgia da Dança

Oficina: Dramaturgias do corpo: imagens carnificadas em danças emergentes, com Alexandre Américo (Natal/RN)

Sinopse: Alexandre Américo, tem se dedicado a investigar modos de se mover/ser/existir politico e esteticamente em dança. No aqui e agora, o artista se lança, nesta etapa de sua pesquisa, ao compartilhamento de seus achados no tocante aos entendimentos de dramaturgias e poéticas que emergem do corpo com o enfoque na produção das imagens que os artistas carnificam em cena. Entende-se, assim como em todos os trabalhos desenvolvidos por Américo, a improvisação em dança como uma linguagem cênica imprescindível para tecer, em tempo real, as questões performáticas envolvidas nas emergências dos corpos.

Datas: 21 a 25 de junho, das 19h às 22h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Google Meet

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1q9B017JbDfFeQwRsY7gZcSJ_b8js_VTcmRA1bIh7Bb4/viewform?edit_requested=true

Informações: (34) 3304-1200 ou (34) 3304-1213

 

  • Dramaturgia da Encenação

Oficina: Do teatro que conhecíamos, ao teatro possível: a direção teatral e outras escritas da cena no contexto pré, durante e pós pandêmico, com Fernando Yamamoto (Natal/RN)

Sinopse: a oficina é um espaço de troca e compartilhamento de experiências a partir do olhar da direção teatral, partindo da experiência do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. O grupo criou diversos trabalhos e exercícios cênicos, que buscam ampliar a reflexão e a prática sobre a escrita da cena no seu mais amplo sentido (a escrita do diretor, do dramaturgo e do ator), buscando estabelecer elos entre o teatro que conhecíamos antes da pandemia, as experiências online que estamos buscando nesse momento e a tentativa de um olhar em perspectiva ao que poderá nos esperar no teatro do porvir.

Datas: 21 a 30 de junho, das 19h às 21h30

Classificação etária: 16 anos

Onde: Zoom

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYpf9RZbZfKm4VqOV9PCAZfczDdhGgy5kDj70peZNosQQ5MA/viewform

Informações: (38) 2104-5100 ou (38) 2104-5116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...